conheca-os-artigos-do-icmc-mais-citados-em-suas-areas-de-pesquisa- Notícias
A 4ª edição da Exposição ICMC Highly Cited and Hot Papers fica em cartaz até 17 de março na Biblioteca Achille Bassi
Data da publicação: 03/02/2020

Publicar artigos é uma ação corriqueira na vida de um pesquisador, mas como saber quais trabalhos mais impactaram a área de pesquisa em que foram produzidos? O número de citações que o documento recebeu pode ser um forte indicativo de sua influência.

Buscando destacar os trabalhos que tenham atingido esse diferencial, a 4ª edição da Exposição ICMC Highly Cited and Hot Papers está em cartaz na vitrine da Biblioteca Achille Bassi até 17 de março. A mostra apresenta os artigos de autoria de pesquisadores atualmente vinculados ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que foram indexados na base de dados internacional Web of Science no período de novembro de 2018 a outubro de 2019 e que estão entre os mais citados em suas áreas de conhecimento.

Os trabalhos foram classificados em duas categorias. A primeira, highly cited papers, contém artigos publicados nos últimos 10 anos e que estão entre os 1% mais citados de sua área e ano. Já a hot papers lista os artigos que foram publicados nos últimos dois anos e estão entre os 0,1% mais citados de seu campo acadêmico.

Para fazer a seleção dos artigos, foi utilizado o Essential Science Indicators, uma ferramenta que analisa indicadores científicos a partir da Web of Science. Confira, a seguir, a versão online dos artigos selecionados para esta edição da exposição:

Texto: Gabriela Bidin – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações: