gutierrez Notícias
A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado defendida no Brasil no ano anterior e concede R$ 3 mil ao vencedor
Data da publicação: 16/06/2020

O Prêmio Gutierrez foi criado para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008).

Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2020. A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior, considerando os quesitos originalidade e qualidade. A premiação concede R$ 3 mil ao vencedor e é organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve preencher o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/161bb. O edital completo pode ser obtido no site premiogutierrez.icmc.usp.br.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de novembro, às 14 horas, no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC ou por meio de um evento online, caso a cerimônia presencial não possa ser realizada devido a medidas de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

Última edição – O vencedor da edição de 2019 do Prêmio Gutierrez foi Pedro Henrique Gaspar Marques da Silva. Formado em Bacharelado em Matemática pelo ICMC, Pedro saiu da graduação direto para o doutorado, que foi realizado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Intitulada A equação de Allen-Cahn e aspectos variacionais de hipersuperfícies mínimas, a tese que lhe rendeu o prêmio foi desenvolvida sob orientação do professor Fernando Codá.

Pedro deu os primeiros passos da carreira acadêmica no ICMC, onde desenvolveu projetos de iniciação científica por três anos (crédito da imagem: Assessoria de Comunicação do IMPA).

“Passei diretamente da graduação ao doutorado. Os projetos de iniciação científica tiveram um papel fundamental na minha formação e em minhas escolhas acadêmicas”, afirmou Pedro na ocasião. “Em tais projetos, tive um primeiro contato com a atividade de fazer matemática, do ponto de vista da pesquisa, e logo me decidi pela área em que gostaria de trabalhar. Acredito que o suporte de meu orientador, nessa época, foi essencial para que eu desenvolvesse o gosto por aprender e por investigar”, completou o aluno, que teve como orientador, no ICMC, o professor Fernando Manfio.

Sobre Carlos Gutierrez – O Prêmio Gutierrez foi criado para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008), que chegou ao Brasil em 1969 para estudar no IMPA, onde se titulou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular.

Durante esse período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em sistemas dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Inscrições até 31 de julho: icmc.usp.br/e/161bb
Link do edital: premiogutierrez.icmc.usp.br
A trajetória do vencedor da última edição do prêmio