grupo-da-usp-sao-carlos-e-destaque-em-competicao-internacional-na-area-de-seguranca-da-informacao Notícias
Ganesh formou equipe que conquistou primeiro lugar entre os times brasileiros participantes do desafio internacional Pwn2Win CTF
Data da publicação: 30/06/2021

Obter a maior pontuação na resolução de desafios em diferentes áreas de segurança digital em 48 horas. Ao encarar uma competição com esse objetivo, o grupo Ganesh, vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, conquistou o primeiro lugar entre os times brasileiros participantes da Pwn2Win CTF.

A competição internacional, que abre portas do mercado de cibersegurança e incentiva a especialização na área, também consagrou o Ganesh como o 18º colocado na classificação geral, considerando equipes do mundo todo. Realizada de 28 a 30 de maio, a competição trouxe desafios nas categorias de criptografia, segurança da informação, redes, sistemas operacionais, programação e engenharia reversa, exploração de aplicações e outros aspectos da área de segurança digital.

Reunidos em times, os participantes do evento trabalham em um ambiente fictício, resolvendo problemas e realizando pesquisas em diferentes frentes da segurança digital. Por demonstrar habilidades de alta aplicação em casos reais, a colocação nessa competição torna-se um destaque para profissionais recém-formados, contribuindo para aprimorar o currículo de quem ainda não tem experiência no mercado de trabalho.

Organizada pelo Epic Leet Team (ELT), a edição de 2021 da competição foi realizada em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e contou com o patrocínio do Google Cloud, da Telefônica Tech e da BugHunt. No total, 700 times conquistaram pontuação no evento. Dentre eles, 57 eram equipes brasileiras, incluindo o Ganesh.

O portal CanalTech fez uma reportagem sobre a competição, na qual Estevam Arantes, um dos integrantes do time do Ganesh, foi entrevistado. “Um membro de time vencedor prova ter interesse e aptidão para a área, algo que nem sempre é fácil para recém-graduados. As competições me ajudaram a conseguir emprego”, revelou Arantes na reportagem. Recém-formado em Engenharia de Computação pelo ICMC, ele aguarda visto de trabalho para integrar a equipe de segurança digital do Office, da Microsoft, nos Estados Unidos, onde atuará como engenheiro de segurança de software. Para ler a reportagem completa do site, clique aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Saiba mais sobre o Ganesh: https://ganesh.icmc.usp.br/
Veja o site da competição: https://pwn2win.party
Leia a reportagem do CanalTech: Pwn2Win – Torneio de hacking abre portas do mercado e incentiva especialização