destaque-portal Notícias
Com patrocínio exclusivo do Santander Brasil, mesa-redonda debaterá a evolução das pesquisas na área, que é um dos ramos da inteligência artificial; iniciativa faz parte do calendário comemorativo dos 50 anos do ICMC
Data da publicação: 27/08/2021

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realiza, no próximo dia 1º de setembro, às 14 horas, uma mesa-redonda para abordar como a área de processamento de linguagem natural, braço da inteligência artificial, evoluiu no país. O evento, que é aberto a todos os interessados e será transmitido ao vivo pelo canal ICMC TV no Youtube, marca o início do curso Python para Processamento de Linguagem Natural, que será oferecido pelo Instituto durante o próximo mês e já está com inscrições encerradas.

O objetivo do bate-papo, batizado de O passado e o futuro do Processamento de Linguagem Natural no Brasil, é debater, entre outros aspectos, como a área surgiu no país e, especialmente, no ICMC, instituição considerada uma das pioneiras no ramo e um dos principais polos de pesquisas na área; como era trabalhar no segmento nos anos 1990, década de seu surgimento; o que mudou ao longo dos anos; os novos desafios a serem enfrentados; como a internet transformou a atuação de cientistas na área, etc.

Pelo ICMC, participarão da mesa-redonda as professoras sênior Maria das Graças Volpe Nunes e Sandra Maria Aluísio, além dos doutorandos Roney Santos e Rogério Sousa, que desenvolvem estudos relacionados a tópicos relativamente recentes de pesquisa, tais como a detecção de fake news e a análise de sentimentos, e trarão um olhar complementar aos depoimentos das pesquisadoras. O bate-papo, que não requer inscrição prévia, também contará com a presença de José Alexandre Minato Garcia, superintendente de Data & Advanced Analytics do Santander, e com a mediação do professor Thiago Pardo, do ICMC.

A mesa-redonda O passado e o futuro do Processamento de Linguagem Natural no Brasil faz parte do calendário comemorativo dos 50 anos do ICMC, que conta com patrocínio exclusivo do Santander. O evento não oferecerá certificado de participação.

Diferentemente da mesa-redonda, o curso Python para Processamento de Linguagem Natural demandava que os interessados em participar da iniciativa realizassem inscrições, as quais se encerraram no dia 20 de agosto. Devido à intensa procura, os professores optaram por deixar o acesso ao curso público, disponível para quem tem interesse no tema, mas não conseguiu se inscrever. A transmissão das aulas será feita pelo Youtube do ICMC em tv.icmc.usp.br e todas ficarão disponíveis para acesso posterior. Vale destacar, porém, que apenas quem conseguiu se inscrever poderá obter certificado de participação, conforme detalhes a serem enviados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Mesa-redonda O passado e o futuro do Processamento de Linguagem Natural no Brasil
Quando: quarta-feira, 1º de setembro, às 14 horas

Onde: no canal ICMC TV no Youtube (https://youtu.be/CS5wYHJfI_0)