escola-avancada-em-big-data Notícias
Estudantes têm 50% de desconto na taxa de matrícula
Data da publicação: 13/09/2021

A 5ª edição da Escola Avançada em Big Data Analysis já tem data marcada. O evento, voltado a técnicas utilizadas para analisar grandes volumes de dados, será realizado de 11 a 15 de outubro e contará com 12 cursos oferecidos por professores e profissionais renomados da área.

Neste ano, a Escola faz parte das comemorações dos 50 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, com patrocínio do Santander. O evento é organizado pelo Departamento de Ciências da Computação com o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

Os cursos são voltados a alunos cursando a partir do 3º ano da graduação, estudantes de pós-graduação e profissionais de empresas graduados nas seguintes áreas: Engenharias, Computação, Matemática Aplicada, Estatística, Administração, Economia e áreas correlatas.

Todo o evento será realizado de forma online. As inscrições serão abertas no próximo dia 13 de setembro e vão até o dia 4 de outubro ou enquanto houver vagas. Para efetuar a matrícula, os interessados deverão acessar o site da Escola, que já conta com toda a programação e os detalhes dos cursos oferecidos.

Valores
Estudantes pagarão o valor promocional de R$ 50 por curso. Para pesquisadores e demais interessados, o valor é de R$ 100 por curso.

Pessoas em situação de fragilidade socioeconômica ou desempregados podem requerer isenção das taxas de inscrição. A declaração de interesse na isenção pode ser feita diretamente no formulário de inscrições.

Cursos
Abaixo, segue a lista de cursos oferecidos pela 5ª edição da Escola. Os detalhes da ementa e dos ministrantes estão disponíveis no site do evento.

– Gerência de dados complexos em larga escala.

– Visualização e análise de dados: de características a modelos.

– Interfaces cérebro-computador.

– Visão geral do estado da arte de deep learning aplicado ao processamento da fala.

– Técnicas e métricas para avaliação de técnicas de aprendizado de máquina.

– Processamento de linguagem natural usando aprendizado profundo.

– Mineração de eventos e suas aplicações em agrupamento de textos.

– Sistemas de recomendação online.

– Recuperação de informação multimídia no contexto de big data.

– Deep learning: arquiteturas, treinamento e transferência de aprendizado.

– Uma introdução à interpretabilidade e visualização de modelos de classificação.

– Redes complexas e aplicações.

Sobre o CeMEAI – O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

ICMC 50 anos – Criado oficialmente por um decreto publicado em 31 de dezembro de 1971, o ICMC completa este ano 50 anos de existência. A Escola Avançada em Big Data Analysis faz parte do calendário comemorativo dos 50 anos do ICMC, que conta com patrocínio exclusivo do Santander.

As comemorações terão início este ano e vão se estender até dezembro de 2022. Para iniciar as celebrações, foi criada uma identidade visual, que é composta por um logo oficial alusivo ao cinquentenário, um selo comemorativo e o mote: Reconhecendo o passado e projetando o futuro.

Escola Avançada em Big Data Analysis
Quando: entre os dias 11 e 15 de outubro

Onde: evento online, com abertura no YouTube e cursos em plataforma a ser informada aos participantes
Inscrições: http://cemeai.icmc.usp.br/5EABDA