O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) tem o prazer de anunciar o resultado da edição 2011 do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon, para a melhor Tese de Matemática defendida no ano de 2010.
|
Fábio Júlio Valentim |
Em sua tese, o pesquisador considera três modelos de processo de exclusão em dimensão d ≥ 1: Processo de Exclusão com Condutâncias, com Condutâncias em Ambiente Aleatório e com Bordos e Velocidades. Para o primeiro, é obtido o limite hidrodinâmico, no segundo o limite hidrodinâmico e as flutuações no equilíbrio, e no último prova-se o princípio dos grandes desvios.
Valentim nasceu no município de Conselheiro Pena, interior de Minas Gerais. Na adolescência foi para Vitória-ES, onde cursou o Ensino Médio no CEFETES, e graduou-se em Matemática na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Titulou-se Mestre (2006) e Doutor (2010) em Matemática pelo IMPA, com período sanduíche no Courant Institute of Mathematical Sciences. Desde 2006, é professor adjunto no Departamento de Matemática da UFES, campus de Vitória-ES.
Menções honrosas do ICMC
Outras duas teses receberam menção honrosa:
A tese é dedicada ao estudo das propriedades de operadores integrais positivos agindo no espaço de funções quadrado integráveis com respeito a uma medida estritamente positiva em um espaço topológico localmente compacto ou primeiro enumerável, enfatizando a análise de propriedades espectrais relacionadas com extensões do Teorema de Mercer e ao estudo dos espaços de Hilbert de reprodução relacionados. Como aplicação, José Claudinei Ferreira também estuda o decaimento dos autovalores destes operadores, em um contexto especial. O trabalho é finalizado com a análise de propriedades de suavidade das funções do espaço de Hilbert de reprodução, quando o espaço topológico é um subconjunto do espaço euclidiano usual e a medida é a medida de Lebesgue.
Ferreira nasceu em São Sebastião do Maranhão, em Minas Gerais. Fez o curso de graduação em Licenciatura em Matemática na UNESP de Presidente Prudente, e mestrado e doutorado no ICMC-USP. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).
|
Thaís Monis |
Nesse trabalho, aplicando métodos da Topologia Algébrica, Thaís Monis obteve novas versões do teorema de equilíbrio de Nash. Considerando um conceito de equilíbrio local para jogos não cooperativos, o chamado equilíbrio local fraco, ela demonstra sua existência quando os espaços de estratégia são variedades diferenciáveis e as funções payoff são continuamente diferenciáveis. Também demonstra a ineficiência do equilíbrio local fraco no sentido de Pareto.
Thaís Fernanda Mendes Monis nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. É formada bacharel em Matemática pela UNESP de Rio Claro. Realizou seu doutorado direto em Matemática no ICMC, sob a orientação de Carlos Biasi. Atualmente, é professora assistente doutora do Departamento de Matemática da UNESP de Rio Claro.
A premiação
|
Carlos Gutierrez Foto: George M. Bergman |
O
Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é uma iniciativa do ICMC que visa premiar a cada ano a melhor Tese de Doutorado em Matemática defendida no Brasil. É uma homenagem a
Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008), renomado pesquisador peruano que atuou no IMPA e no ICMC.
A Diretoria do ICMC parabeniza os laureados e agradece a participação de todos.