icmc-organiza-reuniao-de-matematicos-e-fisicos-para-discutir-a-dinamica-do-universo Notícias
3ª Escola Patricio Letelier de Física-Matemática acontecerá de 28 de novembro a 3 de dezembro e debaterá, entre outros temas, simetrias, gravitação, buracos negros e teoria do caos
Data da publicação: 22/11/2021

Mais uma vez, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sediará a Escola Patricio Letelier de Física-Matemática. A 3ª edição do evento ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, focada em diferentes áreas da física matemática e teórica. A Escola busca estimular discussões sobre as lacunas no conhecimento acerca da dinâmica do universo, fomentando ideias sobre como as leis que regem o nosso conhecimento do nível microscópico ao macroscópico – dos átomos às galáxias – se relacionam.

O evento, que estava originalmente previsto para 2020, foi adiado por conta da pandemia de Covid-19 e será oferecido em formato online. O programa da Escola contará com três palestras e quatro minicursos, com professores nacionais e internacionais, e temas como simetrias, gravitação, buracos negros e teoria do caos.

A programação completa e o formulário para participação estão disponíveis no site do evento: http://monge.u-bourgogne.fr/gdito/letelier2021. As inscrições vão até 26 de novembro.

Além do ICMC, representado pelo professor Paulo Afonso Faria da Veiga, participam do comitê organizador do evento os professores Júlio Fabris, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Dmitry Melnikov, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Aleksandr Pinzul, da Universidade de Brasília (UnB); Dmitry Vassilevich, da Universidade Federal do ABC (UFABC); e Giuseppe Dito, da Université de Bourgogne, da França.

Quem foi Patricio Letelier Patricio Anibal Letelier Sotomayor (1943-2011) é considerado um dos mais importantes cientistas da área de relatividade geral que já passaram por instituições brasileiras. Nascido no Chile em 1943, ele fez doutorado em Física Teórica na Universidade de Boston, pós-doutorado na Universidade de Cambridge (1994), e foi professor na  Universidade de Brasília (de 1978 a 1988) e na Universidade Estadual de Campinas (de 1988 a 2011).

Ao longo de sua carreira, Letelier estudou temas como buracos negros, caos, fractais, cordas cósmicas, soluções exatas e aspectos matemáticos e físicos da Teoria da Relatividade Geral, contribuindo com dezenas de publicações e parcerias na área da física-matemática. Ele também orientou mais de 30 estudantes de mestrado e doutorado, colaborando para a formação de novos pesquisadores da área.

Por sua relevância, o professor foi homenageado com o nome de um asteroide, o (109879) Letelier = 2001 SL. O corpo celeste, confirmado como asteroide em 2011 e batizado com o sobrenome do cientista em 2018, está localizado no cinturão de asteroides, região entre as órbitas de Marte e Júpiter, e tem um período orbital de cerca de 3,9 anos.

Texto: Stefhanie Piovezan – Para a Assessoria de Comunicação do ICMC-USP
Foto de Guillermo Ferla no Unsplash

Site do evento: http://monge.u-bourgogne.fr/gdito/letelier2021
Assessoria de Comunicação do ICMC-USP: (16) 3373.9666 (com WhatsApp)