usp-oferece-curso-gratuito-de-introducao-a-teoria-das-probabilidades Notícias
Aulas serão ministradas de forma online e inscrições já estão abertas
Data da publicação: 10/12/2021

Curso vai apresentar os fundamentos da teoria das probabilidades

Estudantes de graduação e de pós-graduação de áreas como matemática, estatística, ciências de computação e engenharia interessados em aprender sobre a teoria das probabilidades terão a oportunidade de realizar um curso gratuito no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no início de 2022.

O curso de extensão Introdução à teoria das probabilidades será ministrado em formato online, de 5 de janeiro a 4 de fevereiro, e contará com 150 vagas. Para se candidatar a uma delas, basta preencher o formulário disponível no Sistema Apolo até dia 24 de dezembro.

Não é preciso já ter login e senha no sistema para se inscrever, basta inserir as informações solicitadas. É muito importante preencher o e-mail corretamente, pois é pelo contato cadastrado que os inscritos receberão informações sobre como acompanhar as aulas, que não ocorrem no Sistema Apolo, mas via Google Meet, de segunda a sexta-feira, das 19 às 21h30.

Conteúdo A disciplina será lecionada pelo professor Francisco Aparecido Rodrigues e contemplará tópicos como probabilidade condicional; independência de eventos; variáveis aleatórias; vetores aleatórios; condicionamento e distribuição condicional; e função geradora de probabilidades.

Nas aulas finais, estão previstos ainda conteúdos como função geradora de momentos; relações entre tipos de convergência; leis dos grandes números; teorema central do limite; simulações computacionais e aplicações (cadeias de Markov e processos de Poisson).

Texto: Stefhanie Piovezan para a Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Curso de extensão Introdução à teoria das probabilidades
Quando: de 5 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022

Inscrições: até 24 de dezembro pelo Sistema Apolo