matematica-brasileira-historia-de-desafios-e-consolidacoes Notícias
Mesa redonda discutirá a trajetória de consolidação da matemática brasileira no dia 8 de fevereiro e será transmitida pelo Youtube
Data da publicação: 28/01/2022

Qual a origem dos grandes grupos de pesquisadores em matemática no Brasil? Que dificuldades foram enfrentadas e como as superaram? Responder a questões como essas e abordar a história da consolidação da matemática brasileira é o objetivo de uma mesa redonda que acontecerá dia 8 de fevereiro, a partir das 14 horas.

Promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a iniciativa será transmitida pelo canal ICMC TV no Youtube, é aberta a qualquer pessoa interessada e não demanda inscrições prévias. Para assistir, basta acessar este link: icmc.usp.br/e/ef5f8..

“Na situação atual no mundo e, em particular, no Brasil, uma conversa sobre o histórico de consolidação da matemática brasileira, além de servir como uma lição, pode incentivar os mais jovens e soprar um ar de esperança”, explica um dos organizadores da mesa redonda, o professor Ali Tahzibi, do ICMC.

A iniciativa faz parte do tradicional Programa de Verão em Matemática do Instituto e contará com a participação de sete protagonistas da história da matemática brasileira, todos eles membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Na mesa redonda, estarão quatro convidados: Aron Simis, professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco; Artur Oscar Lopes, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Djairo Guedes de Figueiredo, professor colaborador da Unicamp; e Keti Tenenblat, professora emérita da Universidade de Brasília.

Além disso, mais três convidados especiais farão perguntas e comentários ao longo do evento: Gregorio Paccelli Feitora Bessa, professor da Universidade Federal do Ceará; Lorenzo Justiniano Díaz Casado, professor  da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro; e Maria Aparecida Soares Ruas, professora emérita do ICMC.

A mediação da mesa redonda será realizada pelo professor Tahzibi e o público poderá enviar suas perguntas a todos os convidados por meio do chat no Youtube.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP
Foto: Marcos Santos/USP

Mesa redonda Matemática brasileira: história de desafios e consolidações
Quando: dia 8 de fevereiro, às 14 horas