thumb-bucci-900x600 Notícias
Palestra online faz parte das comemorações dos 50 anos do ICMC e será ministrada pelo professor Eugênio Bucci
Data da publicação: 31/03/2022

No dia 6 de abril, quarta-feira, às 14 horas, acontecerá uma palestra especial como parte das comemorações dos 50 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos. "A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível" será ministrada por Eugênio Bucci, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, formado em Direito e Jornalismo pela USP.

Entre muitos feitos, destacamos que foi editor da revista Teoria e Debate, diretor de redação das revistas Set, Superinteressante e Quatro Rodas, colunista e articulista das revistas Época e Veja, secretário editorial da Editora Abril e presidente da Radiobrás, além de ser colaborador do jornal O Estado de São Paulo e ter assumido recentemente a superintendência de comunicação social da USP. Recebeu prêmios acadêmicos e jornalísticos, entre eles o Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação, na categoria Liderança Emergente (2011), “Excelência Jornalística 2012”, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), e o Prêmio Esso, em 2013, na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa”. Integra os Conselhos Editoriais das revistas Interesse Nacional e Pesquisa Fapesp e já integrou o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo) e o Conselho Consultivo da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Publicou os livros "Sobre ética e imprensa", "O estado de Narciso", "A forma bruta dos protestos" e "Roberto Marinho", entre outros. Lançou mais recentemente o livro "A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível", cuja temática abordará nesta palestra.

A palestra será totalmente remota e transmitida pelo canal do Youtube.

Texto: Laura Gazana - Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Link do Vídeo: [Palestra comemorativa dos 50 anos do ICMC] A Superindústria do Imaginário