guid-da-faculdade Notícias
Em 2022, foram avaliadas mais de 17 mil graduações brasileiras.
Data da publicação: 18/11/2022

Guid da Faculdade imagem interna

 

Os cursos oferecidos pelo ICMC foram destaque no ranking Guia da Faculdade, uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo que avaliaram mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento. As instituições públicas concentraram 81% dos melhores cursos do Brasil e a USP assumiu a liderança deste ranking com mais cursos 5 estrelas, sendo 108 considerados excelentes.

O ICMC teve oito cursos avaliados, sete receberam 5 estrelas. Foram eles: Matemática Aplicada e Computação Científica; Sistemas de Informação; Ciências de Computação; Estatística e Ciência de Dados; Matemática (bacharelado e licenciatura). O curso interunidades Engenharia de Computação (ICMC/EESC) também foi avaliado como 5 estrelas e outro curso interunidades, Licenciatura em Ciencias Exatas (ICMC/IFSC/IQSC), recebeu 4 estrelas, sendo considerado muito bom. O curso Ciência de Dados ainda não foi avaliado, pois ainda não possui alunos formados.

 

Avaliação Cursos Guia

 

“O Guia da Faculdade é o antigo Guia do Estudante que por quase 30 anos classificou os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Os cursos do ICMC permanecem há anos entre os cursos excelentes! Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho para todos no ICMC”, lembrou Sarita Mazzini Bruschi- Presidente da Comissão de Graduação.

Para fazer as avaliações o Guia faz uma ampla pesquisa de qualidade dos cursos. Mais de 10 mil professores universitários em todo o país são acionados para avaliar as cerca de 17 mil graduações, de instituições de ensino públicas e privadas, que oferecem ensino presencial ou a distância. Neste ano, 1325 instituições de todo o país foram avaliadas em dezenas de áreas de conhecimento. O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Projeto pedagógico – características da proposta de ensino do curso; Corpo docente – perfil dos professores vinculados ao curso e Infraestrutura – condições de materiais e equipamentos oferecidos. A metodologia utilizada é a “avaliação por pares”. Entenda como funciona a avaliação.

“Trata-se de um reconhecimento de como o ICMC cuida de seus cursos de graduação e consequentemente, da formação de seus alunos. Os projetos pedagógicos dos cursos estão em constante atualização para acompanhar a evolução das áreas. Temos uma excelente infraestrutura em termos de salas de aula e laboratórios, uma biblioteca com muitos exemplares de livros texto das disciplinas, e espaços de estudo e convivência para os alunos. O ICMC conta também com professores qualificados, com vasta experiência em suas áreas de ensino e pesquisa, e funcionários qualificados e atenciosos. Tudo isso faz com que o ICMC seja reconhecido no campus como um local que promove o acolhimento e faz com que os alunos tenham a sensação de pertencimento”, celebrou Sarita.

Além do reconhecimento do nível de excelência dos cursos de graduação do ICMC, o resultado é importante para o processo de escolha dos pretendentes ao ensino superior, uma vez que estamos no período em que os vestibulandos estão prospectando mais informações sobre cursos de graduação.

Para acessar o conteúdo da Edição impressa, clique aqui.

 

Texto: Raquel Vieira

 

Contato para esta pauta:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (19) 99199-8981

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2022 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação