untitled-2 Notícias
Iniciativa da CAPES possibilita iniciar atuação em escolas públicas de educação básica, sob supervisão de um docente  
Data da publicação: 18/01/2023

Untitled 2

 

Os estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Licenciatura em Ciências Exatas (habilitação em matemática) da USP, em São Carlos, podem se inscrever no Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até 24 de janeiro.

Quem for selecionado participará de um projeto a ser desenvolvido em uma escola pública de educação básica da cidade de São Carlos, sob supervisão de um docente. Para realizar as atividades, que acontecerão a partir de fevereiro, estendo-se até março do próximo, o estudante poderá receber uma bolsa do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP ou da CAPES.

Para se candidatar, é preciso preencher a ficha de inscrição que está anexada ao edital, disponível neste link: https://icmc.usp.br/e/0d218. Entre os pré-requisitos previstos no edital está, por exemplo, a necessidade de ter completado, no mínimo, 50% do curso ou estar matriculado a partir do 5º período do curso. O processo de seleção será realizado por meio da análise dos documentos a serem enviados pelos inscritos e de entrevistas.

Por isso, os estudantes devem encaminhar a documentação solicitada no edital (em pdf) para as docentes responsáveis pela iniciativa na USP São Carlos, as professoras Edna Zuffi e Renata Meneghetti, ambas do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Atenção: todos os documentos precisam ser encaminhados para os e-mails das professoras até às 20 horas do dia 24 de janeiro: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já as entrevistas online com os inscritos serão efetuadas no dia 26 de janeiro.

Sobre o RP – O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações da CAPES que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica.

 

Texto: Assessoria de Comunicação ICMC-USP

 

Mais informações
Acesse o edital e a ficha de inscrição: https://icmc.usp.br/e/0d218
Saiba mais sobre o Programa de Residência Pedagógica:

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica
Dúvidas? Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação