quem-esta-no-ensino-medio-ou-fazendo-cursinho-pode-se-inscrever-gratuitamente-no-curso-de-programacao-basica-ate-21-de-marco-destaque Notícias
Data da publicação: 09/03/2023

 Aprenda programação no ICMC inscrições abertas para o projeto Codifique

 

Um curso gratuito de programação básica oferecido para quem está no ensino médio e deseja conhecer um pouco mais sobre computação. Este é o projeto Codifique, realizado por alunos que participam do Programa de Educação Tutorial (PET Computação) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

“O curso apresenta uma linguagem acessível, mesmo para quem nunca teve contato com computação, além de ser bem organizado com datas, atividades, monitorias e horários. As aulas eram boas, descontraídas e compreensíveis. As monitorias eram ótimas e os monitores atenciosos”, relata um dos estudantes que participaram da iniciativa no primeiro semestre de 2022.

Nesta edição, estão sendo disponibilizadas 60 vagas para o curso e as inscrições podem ser realizadas até 21 de março – ou enquanto houver vagas – neste link: https://icmc.usp.br/e/925c5.

As aulas são presenciais, no ICMC, aos sábados, das 8 às 12 horas, com início em 25 de março, e previsão para acabar em 27 de maio. São 10 semanas no total, com aulas que ensinarão a base de programação e, ao final, os estudantes desenvolverão um projeto divertido de conclusão e receberão um certificado.

Trajetória Os primeiros passos do Codifique foram dados no segundo semestre de 2013, quando foi oferecido um curso baseado na linguagem de programação C. Buscando aumentar a motivação dos estudantes, no primeiro semestre de 2014, as aulas passaram a ser focadas na linguagem JavaScript, que é mais simples e está integrada em todos os navegadores web.

Entre os professores que dão aula no Codifique estão alunos do ICMC voluntários e também aqueles que participam do PET. Segundo esses professores, trata-se de uma oportunidade para adquirir experiência acadêmica, preparando e ministrando as aulas. Na opinião deles, é gratificante observar a evolução dos estudantes ao longo do Codifique, que é um projeto de extensão do Instituto.

 

Texto: Laura Gazana – Assessoria de Comunicação ICMC-USP

Mais informações:
Formulário de inscrição: https://icmc.usp.br/e/925c5

Sobre o PET Computação: http://www.icmc.usp.br/e/00737

Redes sociais do PET Computação:
YouTube: http://www.icmc.usp.br/e/f9b04

Facebook: http://www.icmc.usp.br/e/d87c9
Instagram: http://www.icmc.usp.br/e/def84
Twitter: http://www.icmc.usp.br/e/57e73
LinkedIn: http://www.icmc.usp.br/e/744b9

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação