usp-oferece-curso-preparatorio-para-a-olimpiada-brasileira-de-robotica Notícias
Estudantes, professores e responsáveis que coordenam equipes podem se inscrever na iniciativa até dia 30 de abril
Data da publicação: 24/04/2023

  USP oferece curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Robótica

 

Estimular os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico a trabalharem em equipe para construir robôs e programá-los. Esse é o principal objetivo da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e quem deseja participar da iniciativa pode se inscrever no curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática.

Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, a iniciativa está com inscrições abertas até dia 30 de abril. Para se inscrever em uma das 100 vagas disponíveis, é necessário preencher o formulário disponível no sistema Apolo da USP por meio deste link https://icmc.usp.br/e/95442. Depois, é preciso gerar o boleto pelo sistema e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 10. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alunos provenientes de escolas públicas podem solicitar isenção da taxa de inscrição, desde que sejam um dos primeiros a se inscrever no curso e apresentem comprovação. Para solicitar a isenção, o interessado deve enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o comprovante de matrícula. A isenção será concedida para pelo menos 10% dos alunos matriculados.

Entre os tópicos que serão abordados no curso estão: montagem de dois tipos de robôs (PETe e Arduino) comumente usados nas competições da OBR e programação, em que serão apresentados os comandos principais existentes nos robôs. Além disso, os participantes vão treinar aplicações práticas, em que aprenderão a programar os robôs para seguir uma linha reta, realizar uma curva, desviar de um obstáculo e subir em uma rampa.

Na seleção dos participantes do curso, terão prioridade os alunos que estejam cursando do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e que desejem participar da OBR. As vagas restantes serão preenchidas pelos demais interessados, respeitando a ordem de inscrição. Também serão aceitas inscrições de professores ou responsáveis coordenadores das equipes.

 

Texto: Laura Gazana – Assessoria de Comunicação ICMC-USP

 

Mais informações
Saiba mais sobre o curso: https://icmc.usp.br/e/8e446

Inscrições: https://icmc.usp.br/e/95442
Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação