mapeamento-de-empreendedorismo-tecnologia-e-inovacao-de-sao-carlos-sera-lancado-em-evento-no-icmc Notícias
Na próxima terça-feira, 23 de maio, às 19 horas, será apresentado o Report Sanca Hub 2023, material elaborado pela Liga de Empreendedorismo de São Carlos que traz um raio-x do ecossistema da cidade.
Data da publicação: 19/05/2023

O município de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, é conhecido como a capital da tecnologia, mas quantas empresas de tecnologia, espaços de inovação, coworking, instituições do terceiro setor e organizações universitárias existem na cidade? Para responder questões como essas, um grupo de universitários criou o Report Sanca Hub, mapeamento que traz um retrato do ecossistema de empreendedorismo de São Carlos.

A terceira edição do levantamento será lançada na próxima terça-feira, 23 de maio, a partir das 19 horas, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento acontecerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do Instituto. Como as vagas são limitadas e já estão se esgotando, quem desejar participar deve realizar a inscrição gratuita neste link: icmc.usp.br/e/0726e

O Report Sanca Hub 2023 é resultado do trabalho da Liga de Empreendedorismo de São Carlos (LESC), um grupo de extensão vinculado ao ICMC que agrega estudantes da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Liga atua desde 2017 com o objetivo de aproximar as universidades do ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia da cidade.

Entre os destaques do mapeamento que será apresentado no evento estão informações sobre as mais de 190 startups, empresas nascentes na área de tecnologia, sediadas em São Carlos. O levantamento identificou também que existem mais de 200 organizações estudantis no município, que ocupa a terceira colocação no ranking de cidades com o maior número de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Segundo os organizadores da iniciativa, ao reunir as informações no Report Sanca Hub, a ideia é facilitar a conexão entre startups, empresas, grupos, iniciativas, pessoas e projetos, gerando novas oportunidades. Além disso, o projeto contribui para que a cidade conquiste seu devido espaço no cenário brasileiro, posicionando-a positivamente aos olhos de investidores, talentos e demais instituições governamentais e não-governamentais.

Durante o evento, além da apresentação da edição atualizada do mapeamento, acontecerão dois painéis de debate, em que será discutida a evolução do ecossistema. Para receber o arquivo em PDF do Report, após o lançamento, basta deixar o nome na lista de espera no site www.reportsancahub.com.br.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC-USP

Report Sanca Hub 2023: evento de lançamento
Quando: terça-feira, 23 de maio, a partir das 19 horas

Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, na área I do campus da USP, em São Carlos (centro)