icmc Notícias
Ao todo são 12 vagas oferecidas em dois projetos do ICMC; as inscrições podem ser feitas até dia 24
Data da publicação: 15/07/2024

Estudantes de graduação da USP São Carlos podem se inscrever nos projetos até o dia 24 de julho | Foto: ICMC-USP

É estudante de graduação da USP, em São Carlos, e quer fazer a diferença na comunidade escolar enquanto enriquece sua formação acadêmica e pessoal? Dois projetos de extensão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) estão com inscrições abertas até dia 24 de julho e focam no ensino de programação e na aplicação de tecnologias educacionais para alunos e professores da educação básica.

Sob a coordenação da professora Cynthia de Oliveira Lage Ferreira,do ICMC, os projetos Atividade Extensionista Scratch e Atividade Extensionista Aplicativos Educacionais serão desenvolvidos junto à comunidade da Escola Estadual Sebastião Oliveira Rocha e demandam um total de 40 horas de dedicação. Para se candidatar ao projeto, os estudantes de graduação da USP São Carlos devem ter interesse no ensino de linguagens de programação e experiência com aplicativos de gravação de videoaulas. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Júpiter.

No projeto Atividade Extensionista Scratch, os oito estudantes da USP selecionados deverão desenvolver e ministrar aulas semanais para alunos do 6º ao 9º ano da educação básica, ensinando programação com a linguagem Scratch. Por meio de atividades práticas e projetos focados em sustentabilidade, essas aulas visam introduzir conceitos fundamentais de programação, estimulando o pensamento computacional e lógico dos jovens.

Já os quatro graduandos selecionados para o projeto Atividade Extensionista Aplicativos Educacionais serão responsáveis por produzir videoaulas destinadas a professores do ensino fundamental e médio. Eles irão apresentar aplicativos e plataformas educacionais, além de sugerir maneiras de utilizá-los efetivamente em sala de aula. Entre os recursos que deverão ser abordados estão Kahoot, Canva, Geogebra, Scratch e Google Sala de Aula.

Texto: Gabriele Maciel, da Assessoria de Comunicação do ICMC

Dúvidas?