curso-gratuito-do-icmc-ensina-nocoes-basicas-sobre-fake-news-e-desinformacao-para-idosos Notícias
Ao todo são 40 vagas disponíveis para o treinamento que ocorrerá no dia 30 de julho
Data da publicação: 22/07/2024

O curso terá duração de quatro horas | Foto: divulgação

Em um ano de eleições, a desinformação e as fake news se tornam ainda mais preocupantes. Pensando nisso, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferecerá o curso gratuito “Noções básicas sobre fake news e desinformação: uma oficina para pessoas idosas“.

Coordenado pela professora Kamila Rios da Hora Rodrigues, o curso ocorrerá no dia 30 de julho, à tarde, com duração de quatro horas. O objetivo é capacitar o público idoso a identificar e evitar a propagação de informações falsas. Além disso, permitirá que avaliem e compreendam como essas notícias impactam o dia a dia e os prejuízos da desinformação na saúde pública, por exemplo.

As inscrições devem ser feitas através do Sistema Apolo, de 22 a 26 de julho. Caso a pessoa tenha dificuldade de se inscrever usando o sistema, poderá entrar em contato com a monitora Caroline Lira pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que oferecerá assistência para a inscrição.

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, sendo necessário um mínimo de 10 inscritos para a realização do curso. Os participantes, que devem ter mais de 60 anos e ser residentes de São Carlos ou região, serão selecionados por ordem de inscrição. Para garantir o certificado de realização do curso, os inscritos devem participar da oficina durante todo o período.

A atividade é uma chance de adquirir conhecimentos essenciais para navegar com segurança no mundo digital, especialmente em tempos de tantas incertezas e informações equivocadas circulando pela internet, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e preparada para enfrentar os desafios da era digital.

Texto: Gabriele Maciel, da Assessoria de Comunicação do ICMC