destaque-crie-obras-artisticas-em-comemoracao-dos-50-anos-da-biblioteca-do-icmc Notícias
As melhores produções irão compor uma exposição que entrará em cartaz em setembro no espaço; inscrições vão até 20 de agosto
Data da publicação: 24/07/2024

Em 2024, a Biblioteca Achille Bassi completa 50 anos | Foto: ICMC

Em comemoração ao seu jubileu de ouro, a Biblioteca Achille Bassi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, convoca a comunidade a criar obras artísticas que retratam a beleza e o impacto cultural do espaço. Pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e outras expressões plásticas-visuais são bem-vindas. A iniciativa é aberta ao público, e as obras selecionadas farão parte da exposição “A Biblioteca sob o nosso olhar”, que ficará em cartaz de 12 de setembro a 31 de outubro de 2024.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de agosto, de forma presencial na Biblioteca e também virtual pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Em ambos os casos, é necessário apresentar a ficha de inscrição preenchida e a imagem de autoria própria da obra, que deve seguir os critérios descritos abaixo. Cada participante pode submeter até três trabalhos, que devem retratar a Biblioteca Achille Bassi, incluindo seu prédio, espaços internos e externos, cotidiano e atividades.

Seleção e resultados – Apesar de não ter caráter de concurso, as obras serão selecionadas pela comissão organizadora com base em critérios como adequação ao tema, criatividade, originalidade, composição, estética, qualidade técnica, relevância da mensagem e capacidade de comunicação da imagem. O resultado será divulgado no dia 30 de agosto, e os autores das obras selecionadas serão notificados por e-mail.

Os interessados em participar com trabalhos digitais devem seguir alguns critérios específicos. Os arquivos precisam ser enviados no formato JPG, com tamanho mínimo de 3.456 x 2.304 pixels (8 megapixels) e resolução entre 72 e 300 dpi. O tamanho do arquivo não deve ultrapassar 25 megabytes, sendo recomendável que as fotos sejam enviadas na maior resolução possível.

As fotografias que passaram por tratamento de imagem, como retoque ou uso de software de edição, também são bem-vindas, desde que tais intervenções sejam explicitamente declaradas. No entanto, a inserção de marca d’água nas imagens não é permitida.

A ficha de inscrição e o regulamento com todas as regras de participação estão disponíveis para download aqui.

Texto: Gabriele Maciel, da Assessoria de Comunicação do ICMC

Entre em contato pelo WhatsApp: (16) 3373-9637 ou pelo telefone: (16) 3373-8116.