Quais são os desafios de aproximar a ciência da comunidade são-carlense de forma descontraída, acessível e inclusiva? Como se organiza um grande evento de extensão em uma praça pública?
Está na hora dos alunos de graduação da USP se engajarem em uma atividade para descobrir, na prática, como responder essas questões, atuando em uma das frentes de trabalho do festival Pint of Science. Para participar, basta se inscrever na atividade extensionista Organizando o festival de comunicação pública da ciência Pint of Science São Carlos, que está com inscrições abertas a partir desta quinta-feira, 28 de novembro.
Oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) em parceria com o Instituto de Química de São Carlos (IQSC), a atividade extensionista é destinada a todos os estudantes de graduação da USP São Carlos. Há 18 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas pelo sistema JúpiterWeb até dia 20 de janeiro. Preferencialmente, serão selecionados ingressantes na graduação em 2023 ou 2024, já que devem destinar 10% da carga horária total de seus cursos à extensão.
O início das atividades está marcado para 29 de janeiro, já que é preciso realizar uma série de preparativos para viabilizar a próxima edição do Pint of Science, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2025, na praça XV de Novembro. O trabalho só terminará depois do festival, em junho. Durante os quase cinco meses de atuação, os estudantes dedicarão cerca de 5 horas semanais às tarefas de antes, durante e após o evento. Eles trabalharão em equipes nas seguintes frentes:
- Infraestrutura, acessibilidade e inclusão;
- Estabelecimento de parcerias, patrocínios e apoios;
- Gestão financeira, voltada à captação de recursos, obtenção de orçamentos e contratação de fornecedores;
- Ações de comunicação em redes sociais;
- Programação cultural;
- Programação científica e avaliação de engajamento e impacto.
Além disso, durante os três dias do festival, quem participar da atividade extensionista terá contato direto com a população são-carlense. “A proposta é contribuir com a formação cidadã dos graduandos, estimulando o desenvolvimento habilidades de planejamento, liderança, comunicação, gestão de pessoas, mensuração de resultados e o trabalho colaborativo”, ressalta a professora Kamila Rios da Hora Rodrigues, do ICMC, que é a responsável pela atividade. Já o professor Danilo Manzani, do IQSC, é um dos corresponsáveis.
A história do evento – Nascido em Londres, em maio de 2013, o festival Pint of Science chegou ao Brasil em 2015, quando o ICMC colocou a cidade no mapa da iniciativa. De lá para cá, muita coisa mudou: o festival ganhou o Brasil, estabelecendo diálogos abertos e informais entre cientistas e público.
Em 2024, pela primeira vez, em São Carlos, o evento aconteceu em uma arena instalada na Praça da XV, no centro da cidade. Nas noites de 13, 14 e 15 de maio, a população teve acesso a ciência, cultura e diversão, sempre começando às 18 horas com uma apresentação musical, e prosseguindo com uma sequência de dois bate-papos: o primeiro iniciando às 19 horas e o segundo, às 20h30. Durante os bate-papos, o público presente teve a oportunidade de conversar diretamente com pesquisadores da cidade que se dedicam a produzir novos conhecimentos e tecnologias em diferentes áreas do saber.
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Mais informações
Veja como foi o evento em 2024:
- Venha brindar a ciência que habita nossa cidade
- Pint of Science: evento leva ciência para a Praça XV em São Carlos até quarta (reportagem EPTV)
- Primeiro dia do Pint of Science reúne interessados em ciência em praça de São Carlos (reportagem EPTV)
Dúvidas? Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.