Área de concentração: 104131 - Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística
Criação: 16/06/2023
Nº de créditos: 10
Carga horária:
Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
4 | 2 | 4 | 15 Semanas | 150 Horas |
Docentes responsáveis:
Adriano Kamimura Suzuki
Marcio Alves Diniz
Objetivos:
Explicar o funcionamento das opções europeias e sua precificação pela fórmula de Black-Scholes, partindo de conceitos básicos sobre regimes de capitalização. Além disso, serão abordados métodos estatísticos de estimação dos processos que, supostamente, geram a dinâmica dos preços dos ativos em questão.
Justificativa:
Tema geralmente não abordado nos semestres normais, mas de grande relevância para quem postula empregos no setor financeiro.
Conteúdo:
1. Introdução ao mercado financeiro; 2. Derivativos e Opções (europeias e americanas); 3. Precificação de opções; 4. Equações diferenciais parciais; 5. Transformadas de Fourier e Laplace; 6. Lema de Itô; 7. Equação de Chapman-Kolmogorov; 8. Equação de Black-Scholes; 9. Métodos de estimação.
Forma de avaliação:
Provas escritas e trabalhos práticos.
Observação:
Nenhuma.
Bibliografia:
Fundamentais:
AIUBE, F.A.L., Modelos Quantitativos em Finanças, Bookman, 2013;
BELITSKY, V., Métodos Probabilísticos em Precificação de Derivativos, ABE, 2000;
HULL, J., Options, Futures and Other Derivatives. Pearson/Prentice Hall, 2014;
STRAUSS, W. A., Partial Differential Equations: An Introduction, Wiley, 1992.
© 2025 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação