Área de concentração: 55136 - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Criação: 18/12/2024
Nº de créditos: 5
Carga horária:
Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
3 | 0 | 2 | 15 Semanas | 75 Horas |
Docentes responsáveis:
Objetivos:
A finalidade é ajudar o aluno do mestrado profissional a descobrir como e o porquê do aparecimento e desenvolvimento das principais teorias matemáticas. A ênfase será dada sobre as teorias que melhor possam esclarecer conceitos elementares e indispensáveis a formação do professor do ensino básico.
Justificativa:
A disciplina deve limitar-se, principalmente, à evolução histórica dos temas estudados no Ensino Básico. A ocasião permitindo, referências a conceitos mais avançados pode ser feita, para dar ideia da Matemática de hoje e fornecer ao professor uma noção das áreas atualmente em estudo e desenvolvimento. Mas o foco principal será a origem dos conceitos matemáticos que aparecem no Ensino Básico e que foram abordados nas disciplinas anteriores, notando-se que suas origens estão no passado, muitas vezes bem remoto.
Conteúdo:
A matemática na Babilônia e no Egito antigo.
A matemática grega antes de Euclides: a noção de números pitagóricos, a geometria pré-euclidiana, o problema dos incomensuráveis, o método da exaustão de Eudoxo.
A matemática grega depois de Euclides: Arquimedes, Apolônio e as seções cônicas, a aritmética de Diofanto.
O desenvolvimento das idéias da álgebra: Al-Khwarizmi e a álgebra árabe, resolução de equações algébricas por radicais, os logaritmos de Neper, a logística de Viète.
A matemática do século XVII: o método cartesiano, Fermat e os lugares geométricos, as primeiras noções de funções, o cálculo de Leibniz, o cálculo de Newton.
Funções, números reais e complexos: Argand, Gauss e a forma geométrica das quantidades imaginárias, a definição arbitrária de uma função: Cauchy e a nova noção de rigor na análise, construção dos números reais.
Forma de avaliação:
Exposição em aulas e fixação através de exercícios, com a orientação do professor. Aulas práticas de consulta ao acervo da Biblioteca do ICMC, à Internet e provas dissertativas que irão compor o conceito final.
Observação:
TIPOS DE OFERECIMENTOS
Apenas presencial.
Bibliografia:
Fundamentais:
-T. M. Roque, J. B. Pitombeira de Carvalho, Tópicos de História da Matemática, Coleção PROFMAT, SBM.A.
Complementares:
- Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, SBM.
- C. Boyer, História da Matemática, Edgard Blucher.
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