Área de concentração: 55134 - Ciências de Computação e Matemática Computacional

Criação: 24/06/2024

Nº de créditos: 6

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
4 3 8 6 Semanas 90 Horas

Docentes responsáveis:

Bruna Carolina Rodrigues da Cunha
Kamila Rios da Hora Rodrigues


Objetivos:

Propiciar ao aluno ferramental para projetar, desenvolver e avaliar aplicações e serviços de software como recursos computacionais de Tecnologia Assistiva.


Justificativa:

As Tecnologias Assistivas (TAs) desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão de pessoas com deficiência, habilitando sua participação plena na sociedade e a valerem-se dos mesmos direitos e oportunidades que as outras pessoas. TAs podem auxiliar pessoas com necessidades especiais em sua independência, no acesso à informação, em uma participação ativa na educação e no emprego e em sua inclusão social, de forma geral. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possuem um imenso potencial de apoiar as pessoas tanto no âmbito digital como nas atividades diárias das pessoas, provendo o suporte por meio de diferentes recursos computacionais, como soluções para dispositivos móveis e vestíveis, Internet das Coisas (IoT), recursos de acessibilidade digital, Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), análise de comportamento para previsão e suporte a acidentes e a questões relacionadas à saúde, entre outras. Destaca-se que a investigação de recursos de TA abraçam os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em particular no que tange a saúde e o bem-estar e a redução das desigualdades.


Conteúdo:

Tecnologia Assistiva: definição e terminologia. Acessibilidade. Público alvo: profissionais e pessoas como deficiência. Recursos para pesquisa: levantamento bibliográfico, patentes e serviços existentes. Recursos para desenvolvimento de softwares e serviços. Aspectos éticos. Projeto, desenvolvimento e avaliação de recurso computacional de Tecnologia Assistiva.


Forma de avaliação:

A avaliação dos alunos será composta por dois componentes principais: apresentação de seminário relacionado a um artigo científico do estado-da-arte (25%) e qualidade do projeto prático desenvolvido ao longo do curso (75%).


Observação:

Disciplina pode ser oferecida como espelho para graduação ("SCC0281 - Recursos Computacionais de Tecnologia Assistiva").


Bibliografia:

Fundamentais:
MACHADO NETO, OLIBARIO J.; CUNHA, BRUNA C.R. ; PIMENTEL, M. G. ; FORTES, R. P. M. . Tecnologia Assistiva: pesquisas, oportunidades e exemplos de recursos de tecnologia assistiva multimidia. In: Carlos de Salles Soares Neto; Carlos Eduardo Batista. (Org.).
Livro de minicursos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 1ed.João Pessoa: , 2014, v. 1, p. 1-18.
Artigos de periódicos e conferências especializadas.
Textos, teses e dissertações atuais sobre o tema.
Complementares:
BERSCH, Rita. "Introdução à tecnologia assistiva." Porto Alegre: CEDI (2008).
COOK A M. & HUSSEY S.M.: - Assistive Technologies: Principles and Practice, St.Louis. Mosby, 1994.

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