Área de concentração: 55135 - Matemática
Criação: 14/06/2024
Nº de créditos: 10
Carga horária:
Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
4 | 0 | 6 | 15 Semanas | 150 Horas |
Docentes responsáveis:
Behrooz Mirzaii
Herivelto Martins Borges Filho
Roberto Carlos Alvarenga da Silva Junior
Objetivos:
Guiar discentes aos conhecimentos básicos da teoria dos números algébricos. Apresentar o tópico a discentes de qualquer área. Preparar para assuntos mais avançados de pesquisa (e.g. geometria aritmética).
Justificativa:
Teoria dos números é uma das mais antigas áreas da matemática e responsável por alguns dos problemas mais intrigantes e famosos da história (e.g. Último Teorema de Fermat, Hipótese de Riemann e Programa de Langlands). Seu conhecimento é, hodiernamente, ferramenta fundamental utilizada em várias áreas, tais como: Álgebra Comutativa, Geometria Algébrica, Criptografia, GeometriaAritmética, Sistemas Dinâmicos e Geometria Diferencial.
Conteúdo:
I. Anéis de inteiros. II. Domínios de Dedekind; Fatoração. III. O grupo de classe ideal. IV. Unidades em corpos de números. V. Corpos quadráticos e corpos ciclotômicos. VI. Valorizações; Completamentos. VII. Corpos Locais. VIII.Corpos Globais. IX Extensões das valorizações. X Teoria de Galois das valorizações.
Forma de avaliação:
Provas, seminários, listas de exercícios.
Observação:
Nenhuma.
Bibliografia:
Fundamentais:
CASSELS, J. W. S. ; FRÖHLICH, A. eds. Algebraic number theory. In: INSTRUCTIONALCONFERENCE, 1967. Proceedings [
]. London: New York: Academic Press, 1967. 366p. (NATO Advanced Study).
NEUKIRCH, J. Algebraic number theory. Berlin: Springer-Verlag, 1999.571 p. (Grundlehren der mathematischen Wissenschaften, 322).
ROSEN, M. Number theory in function fields. New York: Springer, 2002.358 p. (Graduate Texts in Mathematics, 210).
Complementares:
ENDLER, O. Teoria dos números algébricos. Rio de Janeiro: IMPA, 2014. 199 p. (ProjetoEuclídes).LANG, S. Algebraic number theory. 2nd ed. New York: Springer-Verlag, 1994. 354p. (Graduate Texts in Mathematics, 110).
© 2025 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação