Área de concentração: 55137 - Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria

Criação: 20/01/2022

Nº de créditos: 6

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
3 0 3 15 Semanas 90 Horas

Docentes responsáveis:

Adenilso da Silva Simão
Cláudio Fabiano Motta Toledo
Fernando Santos Osório
Moacir Antonelli Ponti
Seiji Isotani


Objetivos:

Apresentação de conceitos avançados em programação estruturada, com conhecimento de uma linguagem de programação com recursos avançados. Aprendizado de técnicas para construção de algoritmos e para análise da complexidade de algoritmos. Aprendizado de algoritmos clássicos de ordenação e busca em memória interna. Prática de Programação.


Justificativa:

Apresentar ao aluno conceitos básicos de computação e programação estruturada.


Conteúdo:

-Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos: análise e solução de problemas, representação e documentação. Revisão de estruturas de decisão e repetição
-Modularização de programas: procedimentos, funções e passagem de parâmetros
-Estruturas de dados básicas: vetores e strings, matrizes, registros
-Recursão e problemas recursivos
-Estruturas lineares e não lineares: fila, pilha e árvore binária
- Noções de complexidade de algoritmos: contagem de operações e recorrência, complexidade assintótica e classes de problemas
- Algoritmos de Ordenação e suas complexidades com diferentes estratégias:
* divisão e conquista: insertion sort vs mergesort
* uso de estruturas de dados e memória: heapsort, countingsort e radix sort.
- Algoritmos de Busca e suas complexidades: sequencial, binária e por interpolação
- Hashing


Forma de avaliação:

Prova (50%) e trabalhos práticos (50%), compondo a nota númerica da disciplina. O conceito será A para nota superior a 8.5, B para nota superior a 7.0, C para nota superior ou igual a 6.0 e R para notas inferiores a 6.0.


Observação:

FORMA DE OFERECIMENTO
Híbrido (partes presenciais e partes remotas)


PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL
75%

JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA
A disciplina apresenta conceitos de computação que podem ser apresentados de forma efetiva no modo remoto, com o uso de tecnologias de compartilhamento de ambientes computacionais. Assim, a disciplina fará uso desses mecanismo para apresentar os conteúdos de forma remota, síncrona e assincronamente. Com isso, busca-se tirar proveito das oportunidades para o ensino remoto de recursos para o estudo de conteúdos computacionais.

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE
Serão realizadas 11 atividades síncronas remotas (3 horas cada), somadas ao estudos assíncrono para o aprofundamento dos tópicos apresentados. As demais 4 atividades serão presenciais (3 horas cada), intercaladas às atividades remotas. As atividades presenciais serão utilizadas para o desenvolvimento de estudos práticos e avaliativos. 

ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS
Síncronas


DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO
Serão disponibilizadas as gravações das aulas síncronas na plataforma e-Disciplinas.


PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA
Plataforma e-Disciplinas


DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSOR; ALUNOS; AMBOS)
Não há necessidade de presença na universidade nas atividades remotas. Nas presenciais, tanto o docente quanto os alunos devem estar presentes.


DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO);
A interação será durante a aula e nas atividades avaliativas.

SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS?
Não serão utilizadas metodologias ativas, ou de cooperação/colaboração entre os alunos. 


FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS
Será pela participação na aula síncrona, quando remota, e na aula presencial.   

INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS
Não há obrigatoriedade

FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA)
Presencial

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S)
Prova (50%) e trabalhos práticos (50%), compondo a nota númerica da disciplina. O conceito será A para nota superior a 8.5, B para nota superior a 7.0, C para nota superior ou igual a 6.0 e R para notas inferiores a 6.0.

MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E OUTROS)
Não será necessário.


Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA (fundamentais)
- CORMEN, T.H. et al.: Algoritmos: Teoria e Prática. Elsevier e Campus (tradução). ISBN 853520926-3.
- CORMEN, T.H.; LEISERSON, C.E.; RIVEST, R.L.; STEIN, C. Algoritmos: Teoria e Prática. Editora Campus.2002.
- KELLEY, A.; POHL, I. A Book on C. 2a. edição, The Benjanmin/Cummings Pub. Co., Inc. 1990.
- SCHILDT, H. "C.Completo e Total". MakronBooks, 1997.
- TENENBAUM, A.M., e outros Data Structures Using C. Prentice-Hall, 1990.
- BACKES, A. Estrutura de dados descomplicada : em linguagem C. Rio de Janeiro, Elsevier, 2016.

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