O Museu da Fauna e Flora do ICMC foi criado em 2013, a partir do interesse em registrar e difundir as espécies existentes no campus da USP em São Carlos, em particular, na região do ICMC. Essa região contém uma grande parte da área arborizada da área 1 do campus, compondo um ambiente com espécies arbóreas de grande, médio e pequeno portes e um conjunto de pequenos animais e pássaros não catalogados.

Conciliando ações da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, apoiadora do projeto, e da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC, que aprovou a criação do Museu e enfatizou a importância da manutenção das áreas verdes e preservação das espécies que aqui se encontram, este é um espaço privilegiado para a convivência de comunidade da USP e de São Carlos.

Clique aqui para ver algumas fotos do Museu.

Missão e Objetivos

O projeto do Museu da Fauna e Flora foi idealizado como parte das atividades de cultura e extensão do ICMC, com o objetivo de promover a difusão da fauna e flora do Instituto. Este museu a céu aberto contempla a identificação das espécies em uma placa contendo o nome, suas características, origem e história dentro da Unidade, e possibilidade de acesso a informações por meio de mídias digitais. Além disso, o Museu da Fauna e Flora do ICMC tem também uma versão virtual (em fase de reformulação), por meio da qual informações dessas espécies serão catalogadas e disponibilizadas, em particular seu histórico de manutenção, realizado por meio da Brigada de Arboristas.

O Museu da Fauna e Flora tem também o objetivo de associar as áreas de pesquisa do ICMC às questões ambientais, sendo entendido também como uma importante iniciativa e contribuição para os aspectos relacionados à gestão ambiental da USP. Esta proposta foi estruturada e documentada de modo a permitir e facilitar a sua implementação em outras unidades da USP e mesmo em outros órgãos que queiram implementar esta idéia.

Clique aqui para acessar o regimento aprovado pela Congregação em 29/04/2016.

Visite o Museu

Venha visitar o ICMC e conhecer a bela fauna e flora aqui existente! Como se trata de um projeto diferenciado, os visitantes, ao entrarem no ICMC, já estão no ambiente do Museu da Fauna e Flora. No ICMC como um todo, para qualquer lado que se olhe, é possível observar pássaros ou espécies de plantas nativas ou exóticas. Dessa forma, o Museu está sempre aberto.

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) - Universidade de São Paulo (USP)
Avenida Trabalhador são-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP
Tel.: (16) 3373-6626

Acesse também nossa página no Facebook.

Ajude o Museu

O Museu da Fauna e Flora está fazendo um levantamento histórico de sua flora e a catalogação de espécies de animais de nossa região. Quaisquer Informações ou curiosidades serão muito bem-vindas. Entre em contato conosco para encaminhar sua contribuição ou para agendar um contato pessoal.

Torne-se também um contribuinte do Museu: se você conhece algum fato relacionado às espécies de fauna e flora do ICMC, quer publicar alguma foto feita na região do ICMC ou fazer doação de alguma orquídea, adotar alguma espécie para acompanhar seu desenvolvimento, escreva para nós.

O Museu na Mídia