Palestras e Seminários

03/06/2019

12:00

Sala 4003

Palestrante: Alejandro Cabrera

Responsável: Ali Tahzibi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de sistemas dinâmicos e teoria ergódica

 

Abstract: A ideia destas 2 palestras será discutir a geometria do espaço de órbitas de uma dinâmica. O objetivo principal será apresentar uma noção generalizada de espaço que vem de outras áreas da matemática, a de 'stack diferenciável', para modelar estes espaços de órbitas. Descreveremos também, brevemente, alguns resultados recentes, obtidos em colaboraçāo com M. del Hoyo e E. Pujals, que demonstram que o espaço de órbitas visto como stack contém toda a informação da dinâmica a menos de conjugação, inversão e recubrimentos. Finalmente, mencionaremos varias aplicações: a reconstruçāo da dinâmica a partir do stack, relações com álgebras C*, e exemplos.
A primeira palestra será mais 'panorámica', focando nas ideias principais e como encaixam no contexto geral. A segunda palestra será um pouco mais técnica, a ideia será mostrar um pouco mais em detalhe como trabalhar com os stacks e como 'traduzir' questões dinâmicas para esta linguagem.
Todo o conteudo estará baseado em trabalho conjunto com M. del Hoyo e E. Pujals (arXiv:1804.00220 [math.DS]).

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação