Palestras e Seminários

virtual/à distância

Palestrante: João Carlos Caldato Correia

Salvar atividade no Google Calendar Colóquio da Licenciatura

Descrição da palestra: O raciocínio dedutivo e as demonstrações estão cada vez mais ausentes das aulas de Matemática na Educação Básica. Atualmente, a maioria das escolas adota um modelo de ensino em que o aluno é levado a resolver extensivas listas de exercícios repetitivos, que para ele não têm significado algum, os quais consistem em aplicações diretas de fórmulas ou na repetição de técnicas apresentadas pelo professor. A literatura de pesquisa em Educação Matemática evidencia que, por não estarem habituados a pensar e comunicar suas ideias, a maioria dos estudantes da Educação Básica não sabem argumentar matematicamente. Para que se possa transformar este cenário, é necessário que o raciocínio argumentativo esteja presente nas salas de aula e a única fonte de garantir efetivamente que isso ocorra é por meio da formação e da prática docente.

Dados curriculares do palestrante:

Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Nilópolis e doutorando em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ), instituição na qual obteve o título de Mestre. Atua na área da Educação, com ênfase em Educação Matemática, com interesse na formação inicial de professores, especialmente nos processos de argumentação e provas. Graduou-se no curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) em 2015. Durante o 1 semestre de 2015 foi aluno da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), através do Programa de Bolsa Luso-Brasileira via Mobilidade Internacional do Santander Universidades.