c4ai Científicos,Cultura e Extensão

De 13/12/2021 à 14/12/2021

10:00

online / à distância

http://hseminar.webhostusp.sti.usp.br/2021/?lang=pt

Responsável: C4AI (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Salvar atividade no Google Calendar

A comunidade de IA tem obrigação de refletir sobre o enfraquecimento recente desses componentes básicos que fundamentam a vida em sociedades democráticas. Principalmente, porque muitos instrumentos que sustentam e amplificam as tensões sociais estão diretamente ligados a tecnologias que, mal orientadas, podem impulsionar fenômenos como a massificação da desinformação, o policiamento cada vez mais acentuado da população negra, o desrespeito à privacidade e o medo de um futuro sem empregos dignos para os que possuem poucos anos de estudo. 

É inconcebível para a pesquisa científica que a democracia seja questionada exatamente por tecnologias que ajudamos a criar. Esse dilema, cada vez mais presente em nossa atividade, exige um reforço do nosso compromisso primeiro: colocar a ciência à serviço da construção de uma sociedade próspera, justa e guiada pelos ideais de igualdade e liberdade. 

O desafio é grande, mas estamos seguros de que a IA pode ser um instrumento para nos ajudar a vencê-lo. Para isso, precisamos fortalecer nossa visão de conjunto. Afinal, este é o único caminho para impedirmos que nossas desigualdades históricas – de raça, de gênero, de renda, entre tantas outras – convertam a tecnologia em um vetor de sua reprodução. 

Temos um longo caminho pela frente e o C4AI não se omitirá. Com esse Norte, decidimos convocar o primeiro seminário internacional da nossa área de Humanidades, a se realizar na USP no final deste ano, para estimular o debate e a produção científica sobre os impactos sociais da IA sobre a democracia.

 

mais informações:
site do evento: http://hseminar.webhostusp.sti.usp.br/2021/?lang=pt

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação