Eventos Externos

25/11/2021

14:30

Online / à distância

https://www.youtube.com/c/SIBiUFSCar


No próximo dia 25 de novembro, dando continuidade à série de lives que abordam as necessidades atuais das bibliotecas universitárias e da comunidade acadêmica, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e as pró-reitorias de Graduação (ProGrad), de Pesquisa (ProPq) e de Pós-Graduação (ProPG) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promovem a palestra virtual intitulada "Plágio acadêmico: identificação, prevenção e consequências".
O tema interessa especialmente a estudantes e professores envolvidos com a escrita científica de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), dissertações, teses e artigos. De acordo com os organizadores do evento, "uma compreensão simplista sobre o plágio o reduz à prática de copiar e colar. Entretanto, esse é o tipo mais elementar, entre sete variações. Por desconhecimento, muitas pessoas acabam envolvidas na prática do plágio sem saber".

Durante a palestra, serão apresentados esses tipos de plágio e as técnicas disponíveis para evitar que eles ocorram. O palestrante convidado é Marcelo Krokoscz, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Especialista na temática do plágio, é autor dos livros "Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores" e "Outras palavras sobre autoria e plágio". É o criador e editor do site www.plagio.net.br e do canal Marcelo.Krokoscz no YouTube pelo qual divulga vídeos instrutivos sobre plágio acadêmico.

A mediação será feita pela bibliotecária Isadora Victorino Evangelista, que atua no Campus Lagoa do Sino da UFSCar. As inscrições gratuitas devem ser feitas com o preenchimento deste formulário online (https://bit.ly/3D5t3cW) e haverá emissão de certificado aos participantes. A palestra acontece a partir das 14h30, pelo canal do SIBi no YouTube (https://bit.ly/3D7hTnT).

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2021 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação