Eventos Externos

De 23/05/2022 à 24/05/2022

08:00

https://www.rnp.br/en

Inscrições abertas para o evento que abordará temas como metaverso, inteligência artificial e cibersegurança

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realiza, em 23 e 24 de maio, a 23ª edição do Workshop RNP (WRNP 2022). O tradicional encontro entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais de TI e de inovação, será, pela terceira vez, 100% online. Este ano, temas atuais como cibersegurança, metaverso, redes 5G e 6G, inteligência artificial e tecnologias quânticas serão abordados por especialistas brasileiros e estrangeiros. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site do evento até 24 de maio.

“O WRNP é um evento em que falamos de pesquisa, inovação e internet avançada. Temos muito orgulho de dar continuidade a esse evento, que tem um espírito inovador de uma startup”, afirmou a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado.

Voltado para professores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do mercado, órgãos de governo e empresas atuantes no ecossistema de inovação no Brasil, o WRNP tem o objetivo de aproximar o público dos principais avanços tecnológicos em Pesquisa e Desenvolvimento na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), dentro e fora do Brasil.

Entre os palestrantes confirmados, estão os keynote speakers Walter Willinger, cientista chefe da NIKSUN (empresa de cibersegurança), e um dos grandes experts mundiais em inteligência artificial (IA), e Liane Tarouco, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Hall da Fama da Internet. Willinger falará sobre os avanços em IA na área de redes de computadores e Tarouco será entrevistada por Iara Machado sobre sua trajetória profissional, que acompanhou os avanços da internet no Brasil. 

A programação desta edição conta ainda com painéis como "Rumo ao Metaverso", “Chip neutro e suas oportunidades” e "Transformação digital acelerada e aumento dos riscos de ataques cibernéticos: como preparar a força de trabalho para estes desafios?", além de apresentações de grupos de trabalho do Programa P&D Serviços Avançados. Clique aqui para acessar a programação.

O evento ocorre tradicionalmente em paralelo ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Somos a rede brasileira para educação e pesquisa. Disponibilizamos internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promovemos projetos de inovação.

Nosso sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. Com isso, beneficiamos 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.

Ajudamos a trazer a internet para o Brasil e hoje nossa rede chega a todas as unidades da federação. Também estamos conectados às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.

Somos qualificados como uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Turismo (Mtur), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).

Assessoria de Imprensa:

Corcovado Comunicação Estratégica

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2022 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação