Acadêmicos

26/09/2022

Auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano

Salvar atividade no Google Calendar

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP têm o prazer de divulgar o trabalho vencedor do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon. A tese “Sístoles e superfícies mínimas em 3-variedades com bordo”, de autoria de Eduardo Rosinato Longa sob orientação do professor Paolo Piccione (IME-USP), foi a premiada desta edição.

A tese explora como as curvaturas de uma variedade de dimensão 3 com bordo afetam a topologia e a geometria de duas classes de superfícies compactas: as capilares mínimas de índice um e aquelas que são topologicamente não triviais.

A entrega do Prêmio será realizada em cerimônia oficial, no dia 26 de setembro de 2022, às 14h, no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC-USP.

Menção Honrosa

A tese “Propriedades combinatoriais de grafos e matrizes aleatórias“, de Letícia Dias Mattos sob orientação do professor Robert Morris (IMPA), foi a escolhida para receber Menção Honrosa do Prêmio Gutierrez 2022.

O trabalho estuda dois dos principais objetos em combinatória probabilística: matrizes aleatórias e grafos aleatórios.

Sobre o Prêmio Gutierrez

Organizado pela SBM e pelo ICMC-USP, o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é atribuído anualmente à melhor Tese de Doutorado em Matemática em cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Os trabalhos participantes devem ter sido defendidos no Brasil no ano letivo anterior ao ano da premiação.

O Prêmio consiste de certificado e prêmio em dinheiro no valor de R$ 3 mil para o autor do trabalho premiado e certificado para o orientador, e para o eventual co-orientador. A premiação é realizada em cerimônia oficial do ICMC-USP.

A seleção é feita por uma banca indicada pela Comissão Coordenadora do Prêmio Gutierrez, formada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC, um orientador do programa e um membro indicado pela sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Mais informações sobre a premiação estão disponíveis na página do Prêmio Gutierrez no site do ICMC-USP.