Palestras e Seminários

Online / à distância

Palestrante: Fabio Porto

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Computação

Breve descrição da palestra: O laboratório Data Extreme Lab foi fundado em 2011 para realizar pesquisas em torno do processamento e análise de grandes volumes de dados. Neste onze anos, o laboratório enfrentou problemas em áreas das ciências tais como: astronomia, meteorologia, óleo e gás, saúde e esporte. Nesta palestra, apresentarei o Laboratório Nacional de Computação e seu protagonismo na área de Modelagem Computacional e darei ênfase aos projetos de Big Data desenvolvidos no DEXL.

Palestrante: Fabio Porto, Pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC

Short Bio: Pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica desde 2009, onde fundou o Data Extreme Lab (DEXL). Foi Prof. Visitante na Universidade Nacional de Singapura, Departamento de Ciência da Computação, entre Março e Julho de 2020. Tem formação em Matemática, Modalidade Informática, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 1987, e Mestrado e Doutorado em Informática pela PUC-Rio, em 1996 e 2001, respectivamente. Foi Postdoc na Ecole Polytechnique Federal de Lausanne, na Suiça, entre 2004 e 2008. Tem como interesse de pesquisa a Gerência e Análise de Grandes Volumes de dados (Big Data), Gerência de Modelos de Aprendizagem e Aprendizado Profundo. É membro da ACM e SBC. Participa do comitê de programa das conferências: VLDB 2021, SIGMOD2021 e SBBD 2022. Foi Coordenador Geral do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados em 2015 e Coordenador Geral da 44ª  International Conference on Very Large Data Bases, em 2018. O pesquisador é membro do Comitê Diretivo da Comissão Especial de Banco de Dados (CEBD), foi coordenador de programa de artigos curtos e longos do SBBD, e coordenador geral da CEBD no período entre 2020-2021.

Local: online. Interessados, favor escrever para "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." solicitando o link de acesso.