Palestras e Seminários

Online / à distância

Palestrante: André de Lima Salgado

Salvar atividade no Google Calendar Seminário de Computação

Resumo: Vamos conversar sobre “privacidade usável” a partir das definições de privacidade, segurança da informação e usabilidade. Será que esses três termos podem mesmo andar juntos? Há um tempo, segurança da informação e usabilidade eram vistas como qualidades antagônicas. Agora, as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sobre transparência e controle de privacidade fizeram com que usabilidade seja uma qualidade essencial para o desenvolvimento de sistemas. Para finalizar, vamos discutir as possibilidades de desenvolvimento de software usável para a proteção de privacidade segundo os requisitos da Lei.

Short Bio: André de Lima Salgado é Professor Adjunto no Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) e Professor Titular na Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON). Desenvolve pesquisas em Interação Humano-Computador e Privacidade em colaboração com parceiros da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), Ontario Tech University (OTU, Canadá), University at Albany (Estados Unidos) e Universidade Shizuoka (Japão). Teve três projetos financiados pela Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Recebeu dois Elsevier Reviewer Recognition, um Mérito Acadêmico - 1º Lugar - Bacharel em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Lavras e um Mitacs Globalink Research Internship Award (Mitacs, Canadá). Atua como revisor em diversos periódicos, nacionais e internacionais. André é Doutor e Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, Brasil, e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, Brasil.

Interessados, favor escrever para "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." solicitando o link de acesso.