Eventos Externos

De 06/03/2023 à 10/03/2023

09:00

https://week.dcc.ufmg.br/

Modo: À distância

Salvar atividade no Google Calendar

Estão abertas as inscrições para o DCC Week - ensino, pesquisa e inovação, que ocorrerá de 6 a 10 de março, das 9h às 17h, de forma presencial e gratuita, nos auditórios do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD -2), campus Pampulha da UFMG. O evento, organizado pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade, promoverá palestras com pesquisadores nacionais e internacionais de renome na área, além de palestras técnicas com empresas nacionais e multinacionais. Inscrições aqui.

Durante o evento, também haverá uma feira de oportunidades e o Challenge DCC, uma espécie de concurso para que os inscritos proponham uma solução de problemas desenvolvidos pelos pesquisadores do departamento.

Tradicionalmente, o DCC promove durante o ano eventos para os estudantes da graduação e pós-graduação, assim como encontros com empresas para o desenvolvimento de projetos. Este ano, após uma pausa devido à pandemia da covid-19, o departamento optou por unir vários desses eventos em um só, abrindo as portas do DCC para estudantes internos e externos ao departamento, interessados na área da Ciência da Computação, e, também, para as empresas. Desta forma, o objetivo é propagar o conhecimento e promover o ensino, a pesquisa e a inovação, integrando a academia com o mercado. 

Para o professor Heitor Soares Ramos Filho, presidente da comissão organizadora do evento, a semana tem como objetivo integrar a comunidade que faz parte do DCC com e também ampliar estas fronteiras. “Estudantes da graduação e pós-graduação, professores, empresas parceiras e estudantes de outras instituições, terão a oportunidade de se integrarem de forma significativa, unindo os diversos atores do mundo acadêmico e do mercado”.

Durante o evento, os inscritos poderão participar de palestras ministradas por especialistas em tecnologia e ciência da computação, além de ter a oportunidade de network e conhecer empresas que trabalham na área. “O evento é uma oportunidade única para os estudantes amantes das tecnologias ampliarem seus horizontes e conhecimentos, além de estabelecer contatos importantes para suas carreiras futuras. As vagas são limitadas, não perca tempo e aproveite esta oportunidade única de crescimento pessoal e profissional”, ressalta o professor.

Para saber mais e fazer a sua inscrição acesse o site do evento https://week.dcc.ufmg.br/

DCC/UFMG: referência internacional

Com mais de 45 anos de experiência em inovação tecnológica para o mercado e taxa de 100% de sucesso nos projetos executados - mesmo antes dos conceitos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) ficarem em evidência, da Lei da Inovação, de 2004, e do credenciamento do DCC à EMBRAPII - os mais de 70 pesquisadores do departamento são responsáveis pelo desenvolvimento de diversos sistemas inéditos e exclusivos e com tecnologia de ponta para várias empresas e instituições nacionais e internacionais. Este conhecimento e experiência dos pesquisadores, em conjunto com os estudantes do departamento, auxiliam as empresas, os estudantes e a sociedade. Assim, o DCC Week além de ser um momento de resgate dos encontros presenciais, é também uma oportunidade de movimentar o departamento, promover o conhecimento e estreitar os laços entre o DCC e as empresas. 

Desde a sua criação, em 1976, o DCC/UFMG é referência nacional e internacional na qualidade do ensino em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação, de forma integrada e multidisciplinar. O departamento atua nos cursos de bacharelado em Ciência da Computação (BCC), Sistemas de Informação (BSI) e Matemática Computacional (BMC), além da Pós-graduação em Ciência da Computação em nível de mestrado e doutorado. 

Com alunos que alcançam destaque no âmbito nacional e internacional, a qualidade do ensino do departamento é reconhecida por diversas instituições de avaliação, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), por exemplo, onde em sua última avaliação os estudantes do BCC foram os melhores colocados no Brasil e os de BSI os segundos melhores. Já a pós-graduação, na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), obtém há 12 anos a nota máxima. 

Com um ensino e pesquisa de excelência, o DCC, desde a sua criação, é classificado em primeiro lugar na América Latina pelo CSRankings.org. Ao mesmo tempo, no Ranking Universitário Folha, o departamento se encontra em primeiro lugar e, finalmente, na avaliação do QS World University Rankings – um estudo internacional que classifica as 500 melhores faculdades do mundo de cada carreira - o DCC se encontra em terceiro lugar.

Segundo o chefe do DCC, Luiz Chaimowicz, o DCC Week é um importante evento para apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG. “Ao longo de uma semana, o evento reunirá alunos, professores, pesquisadores e profissionais da área para discutir temas relevantes e atuais, além de apresentar projetos e trabalhos desenvolvidos no departamento. O DCC Week permite que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral conheçam de perto as pesquisas e inovações tecnológicas produzidas pelo departamento, além de fomentar o diálogo e a troca de experiências entre diferentes áreas do conhecimento”, conclui.

 Para solicitar fontes para entrevista ou mais informações, entrar em contato com: Assessoria de Imprensa e Comunicação do Departamento de Ciência da Computação da UFMG – (31) 9957-9024 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - https://www.dcc.ufmg.br/

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

--


Cedecom - Assessoria de Imprensa
31 3409.4476 / 31 3409.4189

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação