Palestras e Seminários

Palestrante: Daniel Varela Magalhães

Modo: Presencial

Salvar atividade no Google Calendar

Daniel Varela Magalhães é professor associado da Escola de Engenharia de São Carlos. Graduado em Engenharia Elétrica e com pós-graduação em Física Aplicada, trabalhou de 2000 a 2008 como Engenheiro de Pesquisa no Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, atuou como Pesquisador Visitante no Observatório de Paris em 2006 e desde 2008 é docente da EESC-USP. Suas linhas de pesquisa envolvem temas relacionados a Metrologia Científica de Tempo e Frequência, Óptica, Sistemas Embarcados e Instrumentação. Desde 2013 é um dos Investigadores Principais do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica - CePOF (CePID - FAPESP) e é responsável pela Transferência de Tecnologia e Inovação do Centro.

Como pesquisador da Unidade EMBRAPII - IFSC/USP de Biofotônica e Instrumentação, participa de diversos projetos no desenvolvimento de novas tecnologias para ciências da vida. É um dos responsáveis na USP pelo desenvolvimento científico do tema Metrologia de Tempo e Frequência da Rede de Laboratórios Associados ao INMETRO para Inovação e Competitividade – LAIIC. Representa o Brasil na comissão C2 (Constantes Fundamentais) da International Union of Pure and Applied Physics, participando do Grupo de Trabalho 2 de revisão do VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia) do BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas).

Durante a palestra, Sr. Daniel irá relatar a experiência do IFSC como uma unidade EMBRAPII, comentando possibilidades de atuação e exemplificando com os projetos já realizados, possibilitando esclarecimento de dúvidas e discussão dos temas levantados com o público presente.