Palestras e Seminários

22/05/2023

13:00

Auditório Luiz Antônio Fávaro

Palestrante: João Vítor Pissolato

Responsável: Leandro F. Aurichi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Salvar atividade no Google Calendar Colóquio de Matemática para a Graduação

A área de Teoria de Singularidades é muito ampla, utilizando-se de ferramentas de Álgebra, Cálculo, Geometria Algébrica, Geometria Diferencial, Topologia e Topologia Algébrica. Uma das ferramentas vindas da Topologia e Topologia Algébrica são as Classes Características, que vieram sendo construídas por diversos autores, alguns via a Teoria de Obstrução. Como exemplos, no caso de variedades suaves, temos as classes de Stiefel-Whitney, no caso real, e as de Chern, no caso complexo, como uma obstrução para a extensão de campos de vetores e de r-referenciais. Já no caso de variedades singulares, temos as agora conhecidas classes de Chern-Schwartz-MacPherson para a obstrução da existência de um referencial de vetores radiais.

Nesta apresentação, iremos motivar e introduzir a construção das classes de Chern de uma forma intuitiva pelo viés da Teoria de Obstrução, entretanto, com suficiente formalidade.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação