Palestras e Seminários

Auditório Luiz Antonio Fávaro

Palestrante: Giulia Gomes-Silva

Salvar atividade no Google Calendar Colóquio da Licenciatura

Resumo: A palestra terá como objetivo caracterizar o Transtorno do Espectro Autista; apresentar a ciência da Análise do Comportamento Aplicada e sua função em contexto escolar para alunos com TEA; e demonstrar instrumentos para levantamento de repertório.

Giulia Gomes-Silva: Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs)/UFSCar; Integrante do Laboratório de Interação Social; Integrante do INCT-ECCE; Membro da Pós-Graduação em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, atrasos no Desenvolvimento Intelectual e Linguagem. Desenvolve pesquisas relacionadas à população de crianças pequenas com risco para o desenvolvimento na área de comportamento verbal e comportamento de ouvinte.

Observação: Os colóquios da licenciatura no primeiro semestre de 2023 têm por objetivo abordar a temática de Educação Especial e Inclusiva no ensino superior e na formação inicial de professores.

Motivação e Contexto: a inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial, PAEE, é tema recorrente nas reflexões sobre as práticas direcionadas às pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades e superdotação. A educação superior e a formação de professores se configuram como lócus relevantes para introdução e adensamento das questões atinentes ao processos de ensino e aprendizagem desse público, tanto pela formação profissional em diferentes áreas que, cada vez mais precisam atentar-se à diversidade e ao direito de participação do PAEE com equidade, quanto pelo potencial da introdução de cultura de colaboração nos processos de ensino e aprendizagem desde a formação inicial e em ações de formação continuada.