Científicos

Auditório Luiz Antonio Fávaro

Modo: Presencial

Salvar atividade no Google Calendar

Palestra 1: Recicle ++ - Software para coleta de recicláveis com rotas otimizadas

Quando: sexta-feira, 18 de agosto às 10 horas

Onde: Auditório Luiz Antonio Fávaro (ICMC/USP)

Alunos: Beatriz Lomes da Silva (ICMC/USP), Flaviane Louzeiro da Silva (ICMC/USP), Gabriel de Souza (CEFET/MG) , Leonardo Campos (CEFET/MG),Marcus Vinicius Santos Rodrigues (ICMC/USP) e Moniely Silva Barboza(ICMC/USP)

Coordenadores: Alisson Marques da Silva (CEFET/MG) e Maristela Oliveira dos Santos (ICMC/USP)

Resumo:

Neste encontro, apresentaremos o aplicativo de código aberto Recicle++, uma iniciativa colaborativa entre o CEFET-MG Campus Divinópolis e o ICMC/USP. O Recicle++ é composto por três aplicativos: um para realizar a solicitação de coleta (Recicle++ Doador); um para realizar a coleta (Recicle++ Coletor); e um para administração e gerenciamento de prefeituras, cooperativas, ONGs e Catadores (Recicle++ Web). O Recicle++ é uma evolução significativa em relação ao seu antecessor, o Recicle+, desenvolvido pelo CEFET/MG. Esta versão aprimorada apresenta funcionalidades inovadoras, com destaque para a integração de rotas otimizadas, marcando um avanço significativo na eficiência da coleta de lixo reciclável. A incorporação de rotas com múltiplos pontos permite ao coletor realizar percursos que abrangem diversos doadores, proporcionando a oportunidade de otimizar suas trajetórias de maneira inteligente. Ao permitir que os doadores escolham os momentos mais convenientes para a entrega de seus materiais nos pontos designados, o Recicle++ facilita a comunicação direta entre eles e os catadores, por meio de um chat dedicado. Essa abordagem interativa cria um ambiente mais colaborativo e eficaz, permitindo que ambos os grupos se coordenem de maneira eficiente. Além disso, a funcionalidade de gerenciamento presente no Recicle++ é de grande valia para os gestores envolvidos. Eles podem cadastrar os catadores de forma centralizada e monitorar de perto o desempenho de suas atividades. Isso contribui para um controle mais efetivo, garantindo que as operações de coleta ocorram de maneira coordenada e eficiente. No desenvolvimento usamos React Native para Android, React JS para a versão web e o Firebase da Google como banco de dados, proporcionando soluções específicas e opções gratuitas.

Palestra2: Impulsionando cooperativas e reinventando a economia circular

Equipe: Marceilo Santos , Rafael Cintra, Larissa Freire, Kaiky Henrique, Luiz Dantas, Beatriz Valério, Albert Shoji

Quando: sexta-feira, 18 de agosto às 11 horas

Onde: Auditório Luiz Antonio Fávaro (ICMC/USP)

Resumo : Na palestra apresentaremos o grupo Enactus Campus São Carlos e o projeto Mirus. Além disso, abordaremos alguns dos principais problemas enfrentados pela cooperativa de reciclagem Acácia, em Araraquara, que foram identificados pelos estudantes do grupo.