Palestras e Seminários

21/11/2023

18:00

Auditório Luiz Antônio Fávaro

Palestrante: João dos Santos Carmo e Eliane Portalone Crescenti

Salvar atividade no Google Calendar

Resumo: Serão discutidas as noções correntes de erro em matemática, a importância de identificação de padrões de erro, e as fontes geradoras e mantenedoras da persistência em erros. A partir desses contextos, será dada ênfase às repercussões  mocionais incapacitantes em estudantes dos diferentes níveis de ensino e as implicações para a formação de professores que ensinam matemática. Ao final, será introduzido paradigma de resiliência matemática.

Breve biografia dos palestrantes


João dos Santos Carmo: Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPEEM – Universidade Federal de
Pernambuco). Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Vice-coordenador do GT Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Eliane Portalone Crescenti: Licenciada em Matemática (UFSCar). Licenciada em Pedagogia (FALC). Graduanda em Psicologia (UNICEP). Mestre e Doutora em Educação (UFSCar). Pós-doutora em Psicologia (UFSCar). Pesquisadora colaboradora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa LEAAC/DPsi/UFSCar). Membro do GT ANPEPP “Psicologia da Educação Matemática”. Docente nos cursos do UNICEP e da Faculdade de Tecnologia e Escola SENAI “Antonio Adolpho Lobbe”. Integrante do corpo docente do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Inclusiva (UFSCar).

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2025 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação