Palestras e Seminários

Palestrante: Luana Barretto Borges e Jennifer Lisboa

Modo: Presencial

Salvar atividade no Google Calendar

Resumo: O Programa ProEstudo, iniciativa de extensão da Universidade Federal de São Carlos desde 1998 a fim de tentar minimizar questões de evasão e de repetência universitárias. Nosso objetivo principal é apoiar os estudantes a desenvolver e aprimorar seu repertório de estudo, de modo a prepará-los para um melhor aproveitamento das atividades relacionadas às exigências acadêmicas, mas que perdure também para além destas exigências. As atividades oferecidas pelo ProEstudo são atendimentos individuais, palestras e dicas nas nossas páginas no Instagram, Facebook e site.

Nesta palestra, abordaremos o tema crucial do gerenciamento do tempo. Esse conceito engloba os processos envolvidos na determinação de necessidades e objetivos, planejamento e priorização de tarefas para atingir metas. Para alcançar um gerenciamento de tempo eficaz, destacamos a importância do autoconhecimento, da definição de prioridades, da alocação adequada de tempo para cada atividade e do planejamento estratégico.
O planejamento semanal é a base de uma rotina de estudos bem-sucedida e deve ser revisado regularmente para se adaptar às demandas específicas de cada semana. Na palestra, forneceremos um guia prático passo a passo sobre como criar um planejamento semanal eficaz.
Por fim, discutiremos um dos obstáculos enfrentados pelos estudantes: a procrastinação. Esse hábito de evitar tarefas ou situações desconfortáveis pode proporcionar um alívio momentâneo, mas resulta em aumento da ansiedade, acúmulo de trabalho e menos tempo disponível para realizar as atividades postergadas. Apresentaremos algumas estratégias para superar a procrastinação e maximizar a eficiência nos estudos.