Palestras e Seminários

27/06/2024

14:00

Sala 3-012

Palestrante: Brielen Madureira

Responsável: Thiago Pardo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

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  • Resumo: Quando pessoas participam de uma conversa, diversas forças e restrições cognitivas, linguísticas e sociais atuam simultaneamente. Em particular, cada enunciado enriquece incrementalmente a base comum dos e das participantes ao fazer com que novos bits de informação se acumulem em seu conjunto compartilhado de conhecimento, experiências, suposições, crenças e memórias. Para que isso aconteça, as pessoas precisam entender umas às outras, monitorar o que já foi compartilhado e colaborar para resolver desentendimentos. Modelar esse processo é evidentemente desafiador, mas também vital, tanto para trazer compreensão sobre como funciona o diálogo humano quanto para que se construam aplicações que possam interagir de forma segura conosco. A área de PLN tem visto avanços com modelos de aprendizado profundo de ponta a ponta e baseados em dados, mas esse paradigma predominante também tem fragilidades conceituais no que diz respeito ao processamento de fenômenos do diálogo. Em minha tese, eu proponho métodos para avaliar a competência dos modelos de diálogo treinados por técnicas de aprendizado profundo. Com um sumário reflexivo das minhas publicações, eu argumento que avaliação cognitivamente motivada é uma abordagem efetiva e útil para apreciarmos o que os modelos de diálogo atuais, incluindo os grandes modelos de linguagem otimizados para chat, podem fazer, enquanto nos mantemos conscientes sobre suas limitações e, principalmente, sobre os dilemas éticos levantados por conta de seu desenvolvimento e uso. Neste seminário, falarei especialmente sobre minha experiência desenvolvendo jogos de diálogo para avaliação da competência no uso interativo da linguagem por LLMs.

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