Comissão de Estágios

Composição da Comissão de Estágios dos Cursos de Bacharelado em Ciências de Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica, Bacharelado em Estatística/Estatística e Ciência de Dados e Bacharelado em Ciência de Dados do ICMC-USP: Esta comissão foi extinta em 04/08/2018 (Portaria ICMC nº 053/2018).

A Comissão de Graduação (CG) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC, em reunião realizada no dia 21.08.2020, definiu o seguinte grupo de pareceristas ad-hoc para analisar as solicitações referentes a estágios, em atendimento à Portaria ICMC 053/2018:

PROF. DR. JOSÉ ALBERTO CUMINATO

PROFA. DRA. KAMILA RIOS DA HORA RODRIGUES

PROF. DR. MÁRIO DE CASTRO ANDRADE FILHO

PROF. DR. RICARDO MARCONDES MARCACINI

PROF. DR. ROBSON LEONARDO FERREIRA CORDEIRO

PROFA. DRA. ROSANA TERESINHA VACCARE BRAGA

PROF. DR. VICENTE GARIBAY CANCHO

 

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE ESTÁGIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ICMC-USP.

TITULAR: PROFA. DRA. EDNA MAURA ZUFFI
Mandato: 02.12.2019 a 01.12.2021

TITULAR: PROFA. DRA. RENATA CRISTINA GEROMEL MENEGUETTI
Mandato: 02.12.2019 a 01.12.2021

HISTÓRICO

A criação da Comissão de Estágios da Licenciatura do ICMC foi aprovada pela Comissão de Graduação em Sessão de 30 de setembro de 2002, sendo designados 2 membros docentes para compor a comissão pelo período dois anos.

Instruções para a matrícula

Os alunos que cumprirem os requisitos exigidos por seu curso devem efetuar a matrícula para as disciplinas de estágio curricular no site http://tccweb.icmc.usp.br/ e, em seguida, devem providenciar o envio dos documentos, conforme listado abaixo, ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., dentro do prazo estabelecido e divulgado pelos coordenadores das disciplinas de estágio.

Sem a apresentação da documentação completa, a matrícula não será efetuada no Júpiter. Se tiverem dúvidas, consultem o Serviço de Graduação.

Para matrícula, deverá ser entregue:

  1. Para PROJETO DE GRADUAÇÃO: Pdf do formulário do TCC Web.
  1. Para ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Pdf do formulário do TCC Web, Termo de Compromisso de Estágio e cópia da apólice de seguros. Se a empresa não possuir convênio com o ICMC, deverá ser providenciado o envio do Termo de Convênio juntamente com o Termo de Compromisso de Estágio

Os alunos que possuem contrato de emprego podem desenvolver o Estágio Supervisionado na empresa onde trabalham. Neste caso devem entregar um comprovante de vínculo de emprego (cópia do contrato ou carteira de trabalho) junto com o formulário do TCC Web.

Os alunos que iniciaram o estágio antes de efetuarem a matrícula e que já apresentaram o Termo de Compromisso de Estágio não precisam encaminhá-lo novamente, se o estágio ainda estiver vigente no momento da matrícula. Nesse caso devem encaminhar apenas o pdf do formulário do TCC Web. 

Os modelos dos Termos de Compromisso de Estágio e de Convênio estão disponíveis no item Regras e Documentos para convênios com empresas.

  1. Para PROJETO DE INTERCÂMBIO (para alunos do BCC que estão no exterior):
  1. se for estágio ou trabalho em empresa, apresente um documento que comprove o vínculo com a empresa (pode ser em inglês) e o pdf do formulário do TCCWeb.
  1. se for projeto desenvolvido em universidade, poderá  ser orientado por um docente do exterior. Entregue o pdf do formulário do TCCWeb.

Em ambos os casos, é obrigatória a apresentação de um documento de seguro internacional.

        4. Para ESTÁGIO EMPREENDEDOR

• Aluno deve ter uma empresa ou ser sócio há pelo menos um ano na empresa.
• O projeto deve relacionar as atividades desenvolvidas pela empresa com o embasamento teórico fornecido pelo curso.
• O projeto deve contar com a supervisão de docente, preferencialmente do ICMC, mas podendo pertencer à outra Unidade do Campus de São Carlos.
• Os documentos são os mesmos utilizados para o estabelecimento de convênios, e anexar a descrição de pelo menos um projeto desenvolvido pela empresa.
• Após finalizar o projeto, supervisor deve fornecer um atestado declarando o cumprimento de horas do projeto, bem como um relatório de avaliação do aluno.
• Os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos para que o aluno possa requerer inscrição neste tipo de estágio:
1. Comprovar a existência de pelo menos um projeto ativo com duração de pelo menos um ano ou um projeto concluído e um ativo;
2. Apresentar um texto sistematizado com a atuação da empresa;
3. Possuir pelo menos um projeto em que o contratante autorize a apresentação do trabalho desenvolvido e a avaliação pelo contratante;
4. O projeto deverá deixar claro o uso de conceitos relevantes aprendidos durante o curso no estudo de caso realizado na empresa.

Na impossibilidade de atender um dos requisitos estabelecidos acima, o aluno deverá procurar por um docente do Departamento de Sistemas de Computação que concorde em analisar o projeto a ser submetido. O docente deverá fazer um parecer ressaltando a validade do trabalho realizado pelo aluno em sua empresa como projeto empreendedor.

O acompanhamento do desenvolvimento do projeto de conclusão de curso é responsabilidade do supervisor do projeto. O docente responsável pela disciplina de projeto de graduação irá somente tirar eventuais dúvidas quanto à forma, mas não necessariamente quanto ao conteúdo do trabalho. Caso o docente responsável pela disciplina seja também o orientador do trabalho, no momento de avaliar o trabalho e compor a banca ele é substituído por outro docente do ICMC.

Instruções e documentos para realização de estágios em empresas

Enquanto o atendimento presencial estiver suspenso por conta da pandemia de COVID-19, os documentos devem ser encaminhados ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

1. Inicialmente o aluno deve escolher a empresa onde deseja estagiar.

2. Em seguida, verificar se a empresa é conveniada no item Empresa Conveniadas. Se sim, deverá seguir os próximos passos. Caso não seja, a empresa deverá seguir as instruções contidas no item  para celebrar o convênio.

3. A empresa deverá providenciar o encaminhamento de três vias originais do TERMO DE COMPROMISSO de estágio à Graduação. O termo de compromisso pode ser entregue juntamente com o termo de convênio ou durante o trâmite de sua aprovação e a data do início do estágio tem que ser posterior à data do início do convênio.

O termo de compromisso deverá ser entregue em papel timbrado da empresa com todas as páginas rubricadas e a última assinada. O termo deverá ser assinado também por uma testemunha da empresa (não pode ser a mesma pessoa que assinou como concedente) e uma testemunha do ICMC. Alertamos para que as assinaturas não fiquem em folhas separadas.

É IMPRESCINDÍVEL para aprovação do estágio que a empresa informe o número da apólice de seguros no documento e encaminhe uma cópia dela juntamente com o termo. Após a assinatura do ICMC, o aluno será informado por e-mail e as vias do aluno e da empresa poderão ser retiradas pessoalmente. Os casos excepcionais em que a empresa solicitar o envio do termo por correio serão analisados.

Atenção: a data do início do estágio deve ser de, no máximo, dois meses retroativos da data de entrega dos documentos.

4. Para a renovação do período de estágio de estudantes, é necessário encaminhar três vias originais do TERMO ADITIVO DE COMPROMISSO e uma cópia da apólice de seguro renovada, caso a apólice inicial tenha expirado. É importante verificar se o convênio da empresa com o ICMC continua válido até o final do período de renovação do estágio do aluno. Aplicam-se ao termo aditivo de compromisso as mesmas orientações citadas acima em relação ao seu preenchimento e assinatura. Alertamos que o estágio não poderá ser superior a 2 anos com o mesmo concedente, conforme Lei Federal 11.788/2008

5. Considera-se ESTÁGIO CURRICULAR aquele vinculado à matrícula do aluno na disciplina de Estágio Supervisionado. O ESTÁGIO EXTRACURRICULAR é aquele não vinculado à disciplina de Estágio Supervisionado, ou seja, o aluno não precisa estar matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado para relizá-lo. Em ambos os casos, os alunos devem apresentar os documentos indicados nos itens de 1 a 4.

 

Para divulgar as vagas cadastre a oportunidade aqui: http://divulgavagas.icmc.usp.br 

Enquanto o atendimento presencial estiver suspenso por conta da pandemia de COVID-19, os documentos devem ser encaminhados ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Estabelecimento de convênio

Para estabelecimento de convênio entre o ICMC e uma empresa, deverão ser encaminhadas ao Serviço de Graduação duas vias originais (ou uma via digitalizada) do TERMO DE CONVÊNIO em papel timbrado da empresa com todas as páginas rubricadas e a última assinada. O termo de convênio deverá ser assinado também por uma testemunha da empresa (não pode ser a mesma pessoa que assinou como concedente) e uma testemunha do ICMC. Alertamos para que as assinaturas do concedente, interveniente e das testemunhas não fiquem em folhas separadas. Nos dados da empresa deverão constar o endereço com CEP e bairro, o telefone, o fax, o responsável, o CNPJ e a IE, além da página na internet (se houver). O convênio deverá ser analisado pelos docentes pareceristas e pela Comissão de Graduação. Ressaltamos que o trâmite do processo pode demorar até dois meses porque as reuniões da Comissão de Graduação são realizadas mensalmente. Caso o convênio seja aprovado, o processo será finalizado com a assinatura do Diretor do ICMC e a empresa será comunicada por e-mail. As vias originais do termo de convênio que foram encaminhadas à Graduação poderão ser retiradas pessoalmente e a via enviada por e-mail será encaminhada à empresa por e-mail. Os casos excepcionais em que a empresa solicitar o envio do termo por correio serão analisados.

Renovação de convênio

Os convênios podem ser renovados pelo período de até cinco anos. Para renovação do convênio entre o ICMC e a empresa, deverão ser encaminhadas ao Serviço de Graduação duas vias originais (ou uma via digitalizada) do TERMO ADITIVO DE CONVÊNIO. A aprovação da renovação do convênio também será analisada pelos docentes pareceristas e pela Comissão de Graduação. Por essa razão, recomendamos que os documentos sejam enviados com antecedência. Aplicam-se ao termo aditivo de convênio as mesmas orientações citadas acima em relação ao seu preenchimento e assinatura.

A seguir, algumas instruções que facilitam o trâmite do processo de abertura de convênio.

Quadro de prazos para analise do convvenio

- Conforme consta do termo de convênio, cláusula 8, tanto a empresa quanto o ICMC poderão solicitar o encerramento do convênio em qualquer momento em que uma das partes achar necessário, respeitando-se os prazos ali estabelecidos.

 

Regras e Documentos para convênios com escolas

Enquanto o atendimento presencial estiver suspenso por conta da pandemia de COVID-19, os documentos devem ser encaminhados ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para realizar estágios em escolas públicas e particulares, os alunos precisam encaminhar ao Serviço de Graduação, 1 via assinada do termo de compromisso e 1 via do plano de estágio, elaborado conforme orientação do professor responsável pela disciplina.

As escolas públicas estão dispensadas de assinar o termo de convênio.
Para as escolas particulares, é necessário celebrar o convênio. Neste caso, junto com os documentos anteriores, deverá ser entregue, no mínimo, 1 via do Termo de Convênio, devidamente assinada.
Verifique se a escola que você quer estagiar consta da lista das escolas conveniadas.

Para os alunos que farão estágio em escolas particulares, é necessário encaminhar junto com os documentos acima, uma cópia da apólice de seguros.

Para os alunos que farão estágio em escolas públicas, isto não é necessário. Estarão cobertos pela Portaria GR Nº 3645, de 21 de novembro de 2005.

Disciplinas

SMA0367 – Estágio Supervisionado em Ensino de Geometria e Desenho Geométrico
SMA0370 - Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I
SMA0371 - Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática II

Documentos
Termo de convênio - escolas particulares
Termo de convênio / compromisso - escolas públicas
Termo aditivo de convênio - escolas particulares
Termo de compromisso - escolas particulares
Termo aditivo de compromisso - escolas particular
Plano de estágio

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2020 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação