Desde 2010, o ICMC vem aplicando periodicamente pesquisas de clima organizacional junto aos servidores técnico-administrativos da unidade. O objetivo é fazer um diagnóstico dos fatores que afetam o clima e a cultura organizacional, bem como identificar pontos fortes e pontos de melhoria.

Com base na literatura, em especial na Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, são avaliados os seguintes fatores: condições de trabalho; processo decisório; equidade de tratamento; trabalho em equipe e integração; comunicação interna; estilo de liderança; valorização de pessoas; clareza de objetivos; qualidade e produtividade; e desenvolvimento de pessoas.

O principal resultado do trabalho da subcomissão não é apenas o diagnóstico do clima em si, mas também as ações, projetos e ideias que surgem após a divulgação de resultados. As áreas são orientadas a fazerem reuniões internas para debater os problemas com as lideranças, gerando projetos e planos de trabalho e, assim, contribuindo para um melhor clima organizacional entre os servidores do ICMC.

Confira o resultado das pesquisas já aplicadas (acesso restrito):

 

Composição da Subcomissão de Clima e Cultura Organizacional

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação