Assistência Técnica Fincanceira

 

Esse FAQ tem por objetivo esclarecer dúvidas sobre a PC a ser realizada no GIP

 

  • A Prestação de Contas (PC) de Processos FAPESP vinculados à USP deve ser realizada por meio do Sistema de Gestão da Informação de Projetos (GIP). Portanto, o Relatório Científico (RC) é realizado pelo SAGE - sistema da FAPESP - e a PC pelo GIP - sistema da USP-.

  • O Serviço de Convênios, Bolsas e Auxílios (SVCONBA) não realiza prestação de contas de bolsistas FAPESP do ICMC, mas coloca-se à disposição para esclarecer dúvidas e tentar resolver problemas que não possam ser sanados com as orientações disponíveis nesse FAQ, na página do setor e nas orientações da PRPI.

  • Links com com acesso a informações importantes:

 

1 – Como acessar o GIP e buscar meu Processo FAPESP para realizar a PC?

  • Acessar https://uspdigital.usp.br/gpusp/ com número USP e senha única;
  • Clicar em “Projetos”->”Auxílios” no menu lateral;
  • Selecionar a aba “Buscar” e inserir o número do Processo no campo “Título do Auxílio ou Processo do Financiador”;
  • Clicar no botão “Buscar” localizado abaixo do formulário.

2 – Como devo proceder para solicitar acesso ao GIP?

Observação: usuário tentou seguir os passos da resposta da questão 1 (um) e não obteve êxito no acesso ao sistema.

Verifique orientação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação clicando aqui

3 – Como devo proceder para solicitar acesso ao Processo FAPESP no GIP?

Observação: usuário tentou seguir os passos da resposta da questão 1 (um) e não obteve êxito na busca pelo processo após acessar o GIP.

Na situação de acessar o GIP e não encontrar o Processo FAPESP para realizar a PC, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome do benefíciário, CPF e Número do Processo FAPESP. Coloque como título da mensagem: "GIP - Processo FAPESP XXXX/XXXXX-X não encontrado"
 

4 - Devo realizar a PC FAPESP Completa ou a Simplificada no GIP?

A PC Simplificada é mais fácil e pode ser aplicada para todos os casos; sendo assim, o Serviço de Convênios, Bolsas e Auxílios recomenda aos bolsistas FAPESP que usem essa opção. A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) disponibiliza um manual que detalha como proceder para realizar a PC nessa modalidade; clique aqui para acessá-lo.

O uso da PC Completa apresenta vantagens quando se quer fazer a gestão de auxílios complexos, ao longo de anos, como Temáticos, RTIs e/ou CEPIDs, por exemplo. Essas modalidades de concessão da FAPESP, muitas vezes, envolvem controle de datas de entrega de materiais, remanejamentos e aditivos, materiais outorgados ou não e de consumo para controles específicos, bem como retificações para casos de glosa e ou devoluções de valores (a débito ou crédito). A PRPI também disponibiliza um manual que detalha como proceder para realizar a PC nessa modalidade; clique aqui para acessá-lo.

5 – Como o orientador aprova a Prestação de Contas de bolsa no Sistema GIP?

Observação:bolsista já enviou a PC para aprovação, orientador recebeu um e-mail e está pendente aprovação.

Acesse GIP->Projetos > Aprovar Prestação de Contas.
Aprov_PC_Orientador1.png
 
Selecione a PC que deseja aprovar e clique em Avaliar PC.
Aprov_PC_Orientador2.png
 
 Se for declaração de não uso de recurso, pode-se clicar no link do arquivo e visualizá-lo antes de “Aprovar e Enviar para a FAPESP”.

Aprov_PC_Orientador3.png

Se for PC com gastos, há mais dados a serem analisados, conforme imagem abaixo.

Aprov_PC_Orientador4.png

No final da tela há a opção de “Aprova e Enviar a Prestação de Contas” para a FAPESP, conforme imagem abaixo.

Aprov_PC_Orientador5.png

Contato

Serviço de Convênios, Bolsas e Auxílios

Solicitações com nº USP: clique aqui (requer conexão com rede USP ou VPN-USP)

Solicitações sem nº USP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fones: +55 16  3373-8891 / 3373-9644

Horário de atendimento: De segunda a sexta feira das 9 às 11h e das 14 às 16h

Av. Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP 13566-590
São Carlos - SP

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leia mais...

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO

  

Compra Nº 110776/2024

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, ICMC/USP, torna público para conhecimento das empresas interessadas, conforme disposto no § 3º do art. 75 da Lei n° 14.133, de 1º de abril de 2021, que realizará procedimento de Contratação Direta de serviço de troca de filtros(refis) e higienização de purificadores alocados no ICMC, na forma SEM DISPUTA ELETRÔNICA, cujo critério de seleção da melhor proposta será o menor preço . O recebimento de propostas fechadas adicionais dos fornecedores interessados ocorrerá através do endereço eletrônico abaixo indicado:

DATA DA DIVULGAÇÃO: 28/11/2024

DATA PARA INÍCIO DE RECEBIMENTO DE PROPOSTAS: 28/11/2024

DATA DE ENCERRAMENTO DO RECEBIMENTO DE PROPOSTAS: 02/12/2024

E-MAIL PARA ENVIO DE PROPOSTAS FECHADAS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse a íntegra do Termo de Referência, contendo as condições da contratação.

Acesse o modelo de proposta

 
 
 
 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO

 

Compra Nº 122111/2024

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, ICMC/USP, torna público para conhecimento das empresas interessadas, conforme disposto no § 3º do art. 75 da Lei n° 14.133, de 1º de abril de 2021, que realizará procedimento de Contratação Direta para contratação de serviços de desinsetização e desratização do ICMC e CETISC – Área I e II da USP São Carlos, na forma SEM DISPUTA ELETRÔNICA, cujo critério de seleção da melhor proposta será o menor preço. O recebimento de propostas fechadas adicionais dos fornecedores interessados ocorrerá através do endereço eletrônico abaixo indicado:

DATA DA DIVULGAÇÃO: 29/11/2024

DATA PARA INÍCIO DE RECEBIMENTO DE PROPOSTAS: 29/11/2024

DATA DE ENCERRAMENTO DO RECEBIMENTO DE PROPOSTAS: 03/12/2024

E-MAIL PARA ENVIO DE PROPOSTAS FECHADAS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse a íntegra do Termo de Referência, contendo as condições da contratação.

Acesse o modelo de proposta

 

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO

 

Compra Nº 122090/2024

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, ICMC/USP, torna público para conhecimento das empresas interessadas, conforme disposto no § 3º do art. 75 da Lei n° 14.133, de 1º de abril de 2021, que realizará procedimento de Contratação Direta para contratação de serviços de limpeza e desinfecção de caixas d’água do ICMC, na forma SEM DISPUTA ELETRÔNICA, cujo critério de seleção da melhor proposta será o menor preço. O recebimento de propostas fechadas adicionais dos fornecedores interessados ocorrerá através do endereço eletrônico abaixo indicado:

DATA DA DIVULGAÇÃO: 29/11/2024

DATA PARA INÍCIO DE RECEBIMENTO DE PROPOSTAS: 29/11/2024

DATA DE ENCERRAMENTO DO RECEBIMENTO DE PROPOSTAS: 03/12/2024

E-MAIL PARA ENVIO DE PROPOSTAS FECHADAS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse a íntegra do Termo de Referência, contendo as condições da contratação

Acesse o modelo de proposta

Leia mais...

 

Missão do Serviço de Convênios, Bolsas e Auxílios

Interagir com empresas e órgãos públicos no sentido de realizar convênios, obter financiamentos, bolsas e auxílios que abranjam diversas modalidades, com a finalidade de apoiar a pesquisa através do suporte aos setores do ICMC, orientação aos docentes, pesquisadores, alunos e funcionários e controlando a execução de projetos. 

Serviços prestados

  • Gerenciamento das bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado provenientes de agências de fomento;
  • Gerenciamento dos auxílios financiados por Agências de Fomento estaduais e federais: auxílio para submissão do projeto, liberação de verba, pagamentos, conciliação bancária até o lançamento da prestação de contas nos sistemas das agências de fomento, conforme portaria ICMC 165/2022;
  • Formalização e acompanhamento de convênios nacionais e internacionais, com ou sem recursos financeiros.

Clique sobre o assunto de interesse:

Contato

Serviço de Convênios, Bolsas e Auxílios

Solicitações com nº USP: clique aqui (requer conexão com rede USP ou VPN-USP)

Solicitações sem nº USP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fones: +55 16  3373-8891 / 3373-9644

Horário de atendimento: De segunda a sexta feira das 9 às 11h e das 14 às 16h

Av. Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP 13566-590
São Carlos - SP

Equipe

{pessoa}3646715{/pessoa}

{pessoa}7116374{/pessoa}

{pessoa}5527521{/pessoa}

{pessoa}7062232{/pessoa}

{pessoa}12717482{/pessoa}

{pessoa}15011316{/pessoa}

{pessoa}1271482{/pessoa}

{pessoa}6614339{/pessoa}

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leia mais...

Serviços prestados

 

 

 

Contatos

Serviço de Materiais - sala 3-019
Av. Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP 13566-590
São Carlos - SP
Telefone: (16) 3373-8874 / 3373-9631 / 3373-8117 / 3313-8122
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Equipe

{pessoa}4953286{/pessoa}

{pessoa}2451178{/pessoa}

{pessoa}3696281{/pessoa}

{pessoa}7116231{/pessoa}
{pessoa}2991275{/pessoa}

 

Leia mais...

Missão

Satisfazer as necessidades do ICMC, com eficiência e eficácia, mantendo a qualidade, transparência e o cumprimento da legislação em todos os processos de pagamentos e rotinas relativas às receitas próprias.

 

      Serviços Prestados

- Gestão dos processos de adiantamentos da Unidade e a devida prestação de contas;
- Serviços Bancários e pagamentos a fornecedores;
- Controle e acompanhamento dos recolhimentos de overheads das atividades simultâneas dos docentes e dos convênios com Fundações de Apoio;
- Gestão dos recibos e processamentos dos correspondentes recolhimentos;
- Gestão do Sistema Juno das folhas de pagamentos mensais dos bolsistas e monitorias dos recursos orçamentários e de convênios;
- Fechamento de câmbio com intermediação com Banco do Brasil dos pagamentos de inscrições em eventos internacionais.
- Geração de relatórios e extratos de centros de custos, por solicitação dos responsáveis pelos centros.

 

 

Contatos

Serviço de Tesouraria - sala 3-019
Av. Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP 13566-590
São Carlos - SP
Telefones: (16) 3373-8184
Email: tEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Equipe

{pessoa}4996173{/pessoa}

Leia mais...


SISTEMAS


TRABALHE CONOSCO


IMPRENSA


SOLICITE SUA DIVULGAÇÃO

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2025 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação