Área de concentração: 55134 - Ciências de Computação e Matemática Computacional

Criação: 24/06/2024

Nº de créditos: 12

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
4 2 9 12 Semanas 180 Horas

Docentes responsáveis:

Kamila Rios da Hora Rodrigues
Maria da Graça Campos Pimentel


Objetivos:

O curso tem por objetivo apresentar os conceitos, técnicas e métodos fundamentais para o design e avaliação de sistemas interativos, bem como aplicar os mesmos em projetos práticos.


Justificativa:

Sistemas interativos estão presentes no cotidiano de indivíduos que fazem uso explícito ou implícito dos mais variados dispositivos computacionais. Este curso oferece ao aluno uma visão abrangente dos principais conceitos, técnicas e métodos que podem ser utilizados no projeto e na avaliação de tais sistemas.


Conteúdo:

Introdução aos conceitos básicos da interação entre o humano e o computador. Aspectos Humanos. Abordagens teóricas em IHC (ex.: Psicologia Experimental, Psicologia Cognitiva, Engenharia Semiótica). Processos de design de IHC (ex.: Engenharia de Usabilidade e Design Thinking). Identificação das necessidades dos usuários. Definição e coleta dos requisitos de IHC (e aspectos éticos envolvidos). Design de IHC (ex.: Design Centrado na Comunicação e Design de Interface). Princípios e diretrizes para o Design de IHC. Planejamento e avaliação de IHC (e aspectos éticos envolvidos).


Forma de avaliação:

Média ponderada entre provas, seminários, trabalhos práticos e entregas de partes do projeto.


Observação:

"A carga horária total, bem como quantidade de horas teóricas, práticas e de estudo da disciplina sugerida (IHC) não foi alterada - considerando as disciplinas SCC5912 e SCC5951. A carga de ambas foi somada para que componha uma disciplina única de 12 créditos.

Atualmente a disciplina é dividida em duas (SCC5912 - Interação Usuário-Computador I: Fundamentos e SCC5951 - Interação Usuário-Computador II: Prática). A proposta é que ela seja somente uma disciplina de 12 créditos, com o nome da área da Computação - Interação Humano-Computador, agregando assim um conjunto maior de perfis caracterizados como humanos interagindo com soluções computacionais e se alinhando com o nome dessa disciplina pela ACM (Association for Computing Machinery).

A proposta é que a disciplina deixe de ser dividida (fundamentos - 8 créditos e prática - 4 créditos) e passe a ser uma disciplina única de 12 créditos, uma vez que o formato atualmente adotado para ministrá-la envolve teoria e prática em conjunto, não sendo a prática apenas opcional.


Bibliografia:

Fundamentais:
Jenny Preece, Helen Sharp, Yvonne Rogers. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction.2015. 602 pages. Wiley; 4th Edition. ISBN-13: 978-1119020752.
Heloísa Vieira da Rocha, Maria Cecília Calani Baranauskas. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. NIED/Unicamp. 2003. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/design-e-avaliacao-de-interfaces-humano-computador/.
Barbosa, S.; Santana, B. Interação Humano-Computador, Editora Campus-Elsevier, Brasil, 2010.
Complementares:
Human-Computer Interaction. Alan Dix, Janet Finlay, Gregory Abowd, Russell Beale.2a edição, Prentice-Hall, 1998.
Designing the User-interface. Ben Shneiderman. 2 ed. Addison Wesley, 1992.
The Design of Everyday Things, revised and expanded edition. 2013.
Donald A. Norman. 368 pages. MIT Press; 2nd revised and expanded ed edition. ISBN-13: 978-0262525671.
Research Methods In Human-Computer Interaction. 2010.Jonathan Lazar, Jinjuan Heidi Feng, Harry Hochheiser. Wiley.ISBN-13: 978-0-470-72337-1
Universal Usability: Designing Computer Interfaces for Diverse User Populations. 2007. Jonathan Lazar (Editor). Wiley. ISBN: 978-0-470-02727-1. 628 pages.
Usability Engineering. Jakob Nielsen. Academic Press, 1993.
Mobile Usability. 2012. Jakob Nielsen, Raluca Budiu. 216 pages. New Riders. ISBN-13: 978-0321884480.
Design Emocional. Donald Norman. Rocco, 2008. Não me faça pensar: uma abordagem do bom senso à navegabilidade da WEB. Steve Krug. São Paulo: Market Books, 2001.

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