Área de concentração: 55135 - Matemática
Criação: 05/07/2021
Nº de créditos: 4
Carga horária:
Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
1 | 0 | 3 | 15 Semanas | 60 Horas |
Docentes responsáveis:
Agma Juci Machado Traina
Denner Dias Barros
Edna Maura Zuffi
Elias Salomão Helou Neto
Gustavo Carlos Buscaglia
José Alberto Cuminato
Renata Cristina Geromel Meneghetti
Seiji Isotani
Seiji Isotani
Objetivos:
Proporcionar ao pós-graduando o acesso aos conhecimentos específicos das diversas dimensões do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, constituindo as bases pedagógico-didáticas da futura docência nesse nível de ensino.
Justificativa:
Esta disciplina se justifica por proporcionar aos pós-graduandos a base para suas futuras atuações em sala de aula no ensino superior e por inseri-los em um ambiente de discussão e reflexão sobre questões pedagógicas e didáticas inerentes ao ensino superior.
Conteúdo:
I. Tópicos sobre as diversas abordagens do processo de ensino e aprendizagem bem como o planejamento e avaliação destes processos. II. Discussão da aplicabilidade de tais abordagens/métodos no contexto específico da matemática e da computação no ensino superior, considerando elementos da historicidade da universidade e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores. III. Reflexão sobre as possibilidades metodológicas dos recursos tecnológicos na educação superior. IV. Discussão de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e elaboração de planos de ensino/planos de aula.
Forma de avaliação:
A avaliação será contínua e os instrumentos utilizados poderão contemplar: trabalhos individuais (resenhas, elaboração de plano de aula ou plano de unidade, de material didático), trabalhos em grupo (seminário, elaboração plano de ensino, apresentação de atividades de fechamento).
Observação:
Observação: Atividades a serem desenvolvidas pelo docente: aula expositiva/dialogada; coordenação de discussões dos temas específicos das múltiplas dimensões do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Proposta para a organização dos grupos de trabalho e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos: a) leitura e análise de textos sobre os temas abordados na disciplina; b) elaboração de textos referentes à problemática do ensino [resenhas, relatório da disciplina]; c) pesquisa em grupo para elaboração de seminários; d) apresentação de seminários; e) p esquisa de materiais didáticos (livros, vídeos, softwares educacionais, etc.); f) elaboração de planos de aula e/ou planos de unidade de ensino.
Bibliografia:
Livros Texto
ANASTASIOU, L. G. E PESSATE, L. (ORGS) Processos de Ensinagem na Universidade
pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinvile: UNIVILLE, 2003.
GIL, A.C. Didática do Ensino Superior, São Paulo: Atlas, 2006.
Haydt, R.C. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. São Paulo. Ática, 1988, 159p.
LIBÂNEO, J.C. Didática. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MISUKAMI, M.G.N. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: E.P.U, 1986.
PIMENTA, S. G. e ALMEIDA, M. I. Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009.
Bibliografia Complementar
BRASIL (Pais) LEI No 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em 12/11/2014.
ARELARO, L. R. G. Educação superior no Brasil e na USP: fundamentos históricos e políticas educacionais. Disponível em: https://www.prpg.usp.br/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/cadernos-de-pedagogia
CUNHA, M.I. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/?page_id=841
KENSKY, V.M. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologia. Disponível em: https://www.prpg.usp.br/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/cadernos-de-pedagogia
KRASILCHIK, M. Docência no Ensino Superior. https://www.prpg.usp.br/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/cadernos-de-pedagogia.
LIBÂNEO, J.C. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa. Disponível em:
https://www.prpg.usp.br/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/cadernos-de-pedagogia
MASETTO, M. T. Docência no ensino superior. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/wp-
content/uploads/Caderno_12_PAE.pdf
VEIGA, I.P.A. Diretrizes Curriculares Nacionais e Projeto Político Pedagógico para cursos de Graduação. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/?page_id=841
RIOS, T.A. Ética na docência universitária. Disponível em: https://www.prpg.usp.br/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/cadernos-de-pedagogia
SOUSA, S.M.Z.L. Avaliação da aprendizagem na Universidade: Pressupostos e Possibilidades. Disponível em: KENSKY, V.M.
Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologia. https://www.prpg.usp.br/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/cadernos-de-pedagogia
© 2025 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação