FUVEST e SISU

Uma das portas de entrada para os cursos oferecidos pelo ICMC é o vestibular da FUVEST. Para saber detalhes sobre prazos, taxas de inscrição e isenção, basta entrar no site www.fuvest.com.br

Outra porta de entrada é o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Em alguns cursos oferecidos pelo ICMC, uma parcela das vagas está reservada para quem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para saber mais detalhes, acesse sisu.mec.gov.br

  


Confira abaixo os códigos das carreiras e cursos do ICMC na FUVEST:

 

 infografico_fuvest-min (1).jpg

 

 

Transferência

Existe a possibilidade de ingresso por transferência, tanto de estudantes de outras Unidades da USP como provindos de Instituições de Ensino Superiores externas à USP, obedecendo-se as datas fixadas no calendário escolar. Os candidatos procedentes das Instituições, que não da USP, devem submeter-se a prova de habilitação.

Transferência interna: 

  • Consulte o Edital 2022 aqui em janeiro de 2022.
  • As inscrições serão efetuadas no período das 09h00 de 18 de janeiro de 2022 até às 16h00 do dia 19 de janeiro de 2022 (horário de Brasília), através do formulário eletrônico disponível aqui NÃO SERÁ ACEITA INSCRIÇÃO PRESENCIAL, APENAS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO.
  • As matrículas serão em março de 2022, em data a ser divulgada. Maiores informações em fevereiro de 2022.

Transferência externa: 

A partir de 2019, a transferência externa para as vagas dos cursos Matemática – Núcleo Geral, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica serão por fase única, através de prova realizada pelo ICMC. Os cursos Bacharelado em Ciências de Computação, Bacharelado em Estatística e Bacharelado em Sistema de Informação continuam a oferecer suas vagas para transferência externa através de duas fases, a primeira pela FUVEST e a segunda fase pelo ICMC. 

Informamos que todas as vagas da transferência interna 2021 foram preenchidas. Em decorrência disso, não teremos vagas para transferência externa 2021 e portadores de diploma 2022.
 

Portadores de Curso Superior

Poderá ser concedida matrícula nos cursos de graduação deste Instituto a portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, observado os termos da Resolução CoG 3823 de 1991. Para ingresso em 2021 estão disponíveis vagas nos seguintes cursos:

  • Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica: 07 vagas
  • Matemática – núcleo geral (Bacharelado e Licenciatura): 03 vagas
  • Licenciatura em Matemática: 02 vagas

A seleção será feita por meio de análise curricular realizada pelo coordenador do curso de interesse do candidato e que poderá, eventualmente, realizar uma entrevista com o interessado.

Consulta as regras na íntegra aqui!

Informo que todas as vagas da transferência interna 2021 foram preenchidas. Em decorrência disso, não teremos vagas para transferência externa 2021 e portadores de diploma 2022.
 

 

INSCRIÇÃO:

As inscrições serão efetuadas no período das 09h00 do dia 08.03.2021 até às 16h00 do dia 09.03.2021 (horário de Brasília), através do formulário eletrônico disponível aqui no período de inscrição. NÃO SERÁ ACEITA INSCRIÇÃO PRESENCIAL, APENAS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO.

Documentos necessários que deverão ser anexados ao formulário eletrônico (os originais deverão ser apresentandos na matrícula, em caso de aprovação do candidato):

  • Cópia simples do RG ou RNM, não será aceita CNH (pdf);
  • Cópia simples do Diploma do curso superior devidamente registrado (estrangeiros deverão apresentar diploma reconhecido no Brasil (pdf);
  • Cópia do histórico escolar (pdf);
  • Uma foto 3x4 (jpeg);

 

 

RESULTADO:

O resultado será divulgado aqui no dia 30.03.2021.


MATRÍCULA:

O Serviço de Graduação do ICMC-USP, informará sobre a matrícula após divulgação dos resultados.

A matrícula dos candidatos aprovados será efetivada para o primeiro período letivo de 2021 e passarão a fazer parte do corpo discente da Universidade, estando sujeitos a todas as normas do ensino de graduação.

 

Estudante especial (alunos externos à USP)  

Poderá ser concedida matrícula em disciplinas de graduação do ICMC-USP (códigos SMA,SME,SSC e SCC), na condição de Estudante Especial, observado os termos da Resolução CoG 3757 e havendo vagas disponíveis após a matrícula dos alunos regulares da USP. 

Para o primeiro semestre de 2022, a Comissão de Graduação do ICMC-USP decidiu pelo não oferecimento de vagas para matrícula de Estudantes Especiais, devido ao grande número de rearranjos necessários para a manutenção das aulas aos alunos regulares.

Para o primeiro semestre de 2020, a documentação pertinente deverá ser enviada ao Serviço de Graduação do ICMC-USP das 09h00 do dia 16 até às 16h00 do dia 17 de janeiro de 2020, horário de Brasília, de acordo com o estabelecido no Calendário Escolar da USP, através do formulário eletrônico abaixo. NÃO SERÁ PRESENCIAL, APENAS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO.

Conforme decisão da Comissão de Graduação (CG) deste Instituto, para a inscrição:

  • Será aceito pedido de inscrição em até duas disciplinas por interessado em cada semestre letivo;
  • Não serão disponibilizadas para inscrição disciplinas do 1º ano de cada curso.

Documentos necessários que deverão ser anexados ao formulário:

  • Cópia simples do RG (pdf);
  • Cópia simples do certificado de conclusão do segundo grau/ensino médio (pdf);
  • Cópia do histórico escolar com reprovações (histórico sujo) em pdf;
  • Uma foto 3x4 (jpeg);
  • Link do formulário de solicitação

Caso exista vaga, o aluno será matriculado exclusivamente na turma inscrita. Não serão analisados pedidos de reconsideração ou troca de turma.

Em caso de desistência de alunos especiais, o cancelamento de disciplina será permitido respeitando o calendário de trancamento dos alunos regulares da USP.

Disciplinas disponíveis para inscrição de alunos especiais para o primeiro semestre de 2020! 

RESULTADO!

Para consultar o horário das disciplinas oferecidas clique aqui

 

 

Universidade Aberta à Terceira Idade

O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

No programa Universidade Aberta à Terceira Idade, o pré-requisito básico é o candidato possuir a idade mínima de 60 anos. Para saber mais informações sobre esse tipo de ingresso, sugerimos visitar o site do programa.

 

Participantes de olimpíadas

Em 2019, a USP passou a oferecer vagas adicionais para quem participa de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais. A seleção é realizada por meio de um sistema de pontuação que tem como base, no caso de uma competição nacional, a medalha obtida pelo aluno. Nas olimpíadas internacionais, a participação na iniciativa já garante pontuação.

A nova forma de ingresso é exclusiva para alunos brasileiros, concluintes do ensino médio e que tenham sido premiados há, no máximo, dois anos em uma das competições do conhecimento aceitas no curso a que está concorrendo. A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é a responsável pela divulgação do edital, validação das informações dos inscritos, classificação e convocação dos candidatos.

Em 2019, foram criadas 113 vagas adicionais em 60 cursos de graduação para quem tinha participado de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais em diferentes áreas do conhecimento como, por exemplo, em matemática, física, biologia, química, astronomia, informática e robótica.

Veja o edital de seleção de 2019

 

 

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2021 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação